Entrevistas

Entrevista com o Procurador de Justiça Carlos Lélio Lauria Ferreira

Llio_Lauria_2

Nesta entrevista, o Procurador de Justiça Carlos Lélio Lauria Ferreira fala da sua carreira no Ministério Público do Amazonas, a atuação no interior do Estado e a recente promoção.

 

AIDC: Há quanto tempo está no Ministério Público do Estado do Amazonas?

Desde 1987, portanto há 25 anos.

AIDC: Quando decidiu seguir a carreira de Promotor de Justiça?

Ainda no curso de Direito observava o exemplo de Promotores de Justiça que se destacavam na defesa dos interesses individuais e coletivos. A partir de então decidi que queria seguir a carreira de Promotor de Justiça.

AIDC: Por quais Comarcas já passou?

Iniciei a carreira em Atalaia do Norte. Depois passei pelas Comarcas de Tabatinga, Nhamundá e Parintins, antes de ser promovido à capital.

AIDC: Sentiu dificuldades no decorrer da função?

Em qualquer profissão temos que enfrentar dificuldades naturais inerentes ao cargo. São muitos os desafios e precisamos ter disposição para vencê-los. É dessa forma que teremos o reconhecimento da sociedade pelo nosso trabalho.

AIDC: Sua promoção à Procurador de Justiça ocorreu recentemente. Como se sente ao assumir o novo cargo?

Em qualquer carreira, a promoção é importante para continuarmos motivados. Sei que estou passando por um novo ciclo em minha vida e, com muita humildade, vou procurar honrar o cargo de Procurador de Justiça.

AIDC: O senhor atingiu o ápice de sua carreira jurídica?

Entendo que o apogeu de qualquer carreira, especialmente a jurídica, é atingido quando se alcança a felicidade, e esta é uma procura constante. Sempre há desafios a superar.

AIDC: Como será sua atuação como Procurador de Justiça do Ministério Público?

Não muito diferente da atuação como Promotor de Justiça, procurando ter dedicação ao trabalho, bom senso e responsabilidade no desempenho de minhas funções, servir à sociedade, enfim, honrar o cargo e contribuir para o engrandecimento da Instituição.

AIDC: Acredita que o Ministério Público cumpre seu papel?

A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 o Ministério Público passou a ter uma responsabilidade maior, sendo a esperança da sociedade na solução de conflitos nas mais diferentes áreas. Estou certo de que o Ministério cumpre o seu papel com galhardia.

AIDC: Em nível nacional, o Amazonas deixa a desejar em relação aos outros MPs?

Não, pelo contrário, o Ministério Público do Amazonas teve grandes avanços em todas as áreas de atuação, fato reconhecido nacionalmente.

AIDC: Que recado o senhor daria para aqueles que desejam ingressar no MP?

Precisamos de pessoas vocacionadas e preparadas. Em primeiro lugar, os interessados em ingressar no Ministério Público devem estudar muito. Mas não é só estudar muito, é preciso saber estudar, o que estudar e como estudar. Há que se ter um senso lógico nesse estudo. Além disso, é fundamental o candidato ter o ideal de pertencer ao quadro do Ministério Público e estar preparado para enfrentar as dificuldades naturais da carreira, especialmente a entrância inicial, o que assusta muitos candidatos que não estão dispostos a renunciar, temporariamente, ao conforto de morar na capital do Estado.