Conselheiro do CNMP se reúne com autoridades de Segurança do AM

reuniao todos 2 reuniao com conselheiro


O Conselheiro Nacional do Ministério Público, Antônio Pereira Duarte, se reuniu na tarde desta terça-feira, 17 de novembro, na sede do MP-AM, com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, o Corregedor-Geral ,José Roque, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Jefferson Neves e autoridades da Segurança Pública no Amazonas.

Entre os convidados para o encontro estavam presentes o Secretário estadual de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o Secretário estadual de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio e o Tenente Coronel PM, Hildeberto Santos, que representou o Comando da Polícia Militar do Estado.  

O Conselheiro vai ficar 3 dias na capital do Amazonas. Antônio Pereira Duarte é Presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). De acordo com o Conselheiro, o objetivo da visita é estreitar o diálogo com as instituições de segurança do Estado e que cuidam da administração do sistema prisional . Ele destacou o programa “Segurança sem Violência “, desenvolvido por vários órgãos e instituições para buscar e encaminhar soluções afim de vencer esse problema que alcança a todos que querem um país mais seguro.

A reunião durou mais de duas horas onde foram apresentadas dificuldades e avanços nos sistemas de segurança e prisional. “ Saímos daqui com boas impressões, sobretudo pelo diálogo que já existe com o MP-AM buscando perceber os gargalos que há no sistema e nesse sentido se comprometer a gerar os esforços necessários para buscar sobretudo as soluções. A violência é um problema que atinge a todo o país, mas saímos daqui com a convicção de que boas medidas estão sendo tomadas no Amazonas e que há um comprometimento sério dos gestores da segurança e do sistema prisional”, afirmou o Conselheiro.   

O Secretário de Segurança, Sérgio Fontes, destacou que o controle externo não é ruim, ao contrário, é muito bom porque ajuda a aprimorar e corrigir eventuais falhas no trabalho desenvolvido. “ A disposição do Conselheiro em vir aqui, estar em campo, é muito bem vinda, nos sentimos prestigiados em nosso trabalho, não estamos lutando sozinhos, o MP-AM está conosco, o Conselho Nacional do Ministério Público está conosco e isso nos dá alento pra continuar fazendo o nosso trabalho”, disse.

Para o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, essa reunião mostra que o objetivo claro é que as instituições precisam trabalhar em parceria para buscar soluções em conjunto para os problemas do sistema prisional, o problema de eventuais abusos cometidos por policiais civis ou militares e no sentido de que temos de combater a criminalidade, “ é uma reunião extremamente profícua, os órgãos são provocados a tratar conosco quais são as dificuldades que têm ocorrido em determinados segmentos, mas que em conjunto saiamos com as medidas e a presença do Conselheiro Nacional aqui, que é um profundo conhecedor do tema, só tem a engrandecer essas discussões”, disse o PGJ .