MP-AM participa de operação para prender PMs

DSC01037

 

 

A Secretaria estadual de Segurança Pública, o Ministério Público do Amazonas, por meio do Gaeco, Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado e as Polícias Federal e Militar deflagaram, na manhã desta terça-feira, 27 de novembro, a Operação Alcateia, que tem como objetivo apurar a prática de crimes de homicídio por um suposto grupo de policiais militares que atuava em atividade típica de extermínio na Capital.

 

A operação contou com a participação de 130 policiais de diversas unidades da Polícia Civil, 17 oficiais da PM e 21 policiais federais.

 

As investigações são realizadas em Força Tarefa criada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas com a cooperação do MP-AM e da Polícia Federal.

 

Para o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, esse foi mais um trabalho de parceria entre as instituições, o que fortalece o combate ao crime no Estado.”É uma demonstração inequívoca que as instituições estão unidas e o Estado está sob controle, não se combate o crime organizado sem essa parceria”, afirmou.

 

O Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, destacou: “Sem o fiscal da lei nos apoiando, que é o Ministério Público, o trabalho ficaria muito mais difícil”.

Os trabalhos tiveram início após a série de homicídios ocorridos no período de 17 a 19 de julho de 2015, quando 34 pessoas foram mortas em Manaus, muitas delas com suspeita de terem sido executadas em ações de extermínio.

 

A investigação apontou suspeita para 12 policiais militares e 03 cidadãos civis associados ao grupo, que ajudavam nos crimes. Foram cumpridos, ao todo, 15 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão.

 

fto do video 2

 

Entre o material apreendido estão 6 carros possivelmente usados para cometer os crimes, 1 moto, 6 pistolas calibre ponto 40, 2 pistolas calibre ponto 380, 5 revólveres calibre 38 , 1 escopeta, 1 arma de choque e 1kg de cocaína.

 

De acordo com o Secretário de Segurança, o grupo teria praticado ao menos 10 homicídios, 8 deles no fim de semana em que ocorreu a chacina, em julho deste ano. Os PMs também são suspeitos de outras 12 tentativas de homicídio, já que algumas vítimas sobreviveram aos ataques dos policiais. “Nós esperamos que vai cair o índice de homicídios daqui pra frente com essa operação e a operação da PF deflagrada na semana passada”, disse Fontes.

 

Segundo o Coordenador do Gaeco, Procurador de Justiça Mauro Veras Bezerra, a operação Alcateia pode ter desdobramentos. Ele também destacou que o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado deve se fortalecer ainda mais para novas ações : “Temos a pretensão de fortalecer o Gaeco com a aquisição de equipamentos que possam ajudar nas investigações e no trabalho de inteligência que serão realizados no futuro”, afirmou.

 

ESSA1

 

Os presos foram encaminhados para o Presídio Policial Militar, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na zona norte de Manaus.