PGJ participa da 1ª Reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais em 2016

FOTO 6 REUNIÃO CNPG

 

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) realizou nesta quarta-feira (27/1) sua primeira reunião ordinária de 2016, na sede do Ministério Público Militar, em Brasília.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Fábio Monteiro, atuou nos trabalhos executados nesse primeiro encontro do ano.

As atividades foram iniciadas com comunicações do Presidente do CNPG, Lauro Machado Nogueira, entre elas, o andamento das tratativas para a celebração de um termo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça referente ao Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e o ingresso na Rede LAB. As articulações para a concretização dessa parceria vêm acontecendo desde novembro do ano passado.

 

FOTO 3 REUNIÃO CNPG

 

Entre as deliberações tomadas no encontro esteve a indicação dos nomes dos representantes do CNPG que vão compor, como colaboradores, os grupos de trabalho de seis ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) em 2016.  Para cada ação, o colegiado escolheu dois representantes, um titular e outro suplente.

Alguns dos grupos de trabalhos dessas ações já têm reuniões agendadas para fevereiro.      

 

Homenagens

 

A reunião também foi marcada pela homenagem a dois ex-integrantes do colegiado, que receberam a Medalha do CNPG. Foram agraciados a ex-Procuradora-Geral de Justiça do Piauí Zélia Saraiva Lima, e o ex-Procurador-Geral do Ministério Público do Trabalho Luís Antônio Camargo. A honraria foi entregue em razão dos relevantes serviços prestados por eles ao Ministério Público brasileiro.

Ao agradecer a homenagem, Luís Antônio falou da experiência enriquecedora que foi compor o CNPG e participar de suas discussões.

Zélia Saraiva também destacou o aprendizado que foi, para ela, compartilhar as experiências de gestão com os colegas dos MPs de outros Estados e de outras esferas de poder, oportunidade propiciada pelo convívio no Conselho, que, como salientou, buscou priorizar.

 

FOTO 5 REUNIÃO CNPG