MP-AM reforça campanha de doação de sangue do Hemoam

47448368 1431458490323235 277761444907319296 o


A Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas apoia a participação de Membros e servidores do MP-AM na campanha de coleta de sangue que será realizada pelo Hemoam nas dependências da Instituição.


A campanha, coordenada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Posto de Atenção aos Aposentados e Pensionistas (Paap), visa recompor o estoque do banco de sangue do Estado, principalmente, do tipo sanguíneo O+. “Visitei o Hemoam na semana passada para acertar detalhes da campanha no MP-AM e fui informada que o estoque de sangue da Instituição continua crítico. Então, para as crianças hemofílicas internadas no Hemoam, o presente de natal delas esse ano será a solidariedade de cada um de nós, é preciso compartilhar um pouco de nossas vidas com essas crianças”, afirmou Patrícia Martins, servidora do MP-AM.


A coleta será feita nesta terça-feira, 04 de dezembro de 2018, das 14h às 18h, por técnicos do Hemoam.
A equipe do Hemocentro já está na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Os interessados em participar da campanha foram avaliados por técnicos do Hemoam e, para isso, se inscreveram, comparecendo ao Paap, no período de 21 a 30 de novembro de 2018. Entretanto, quem não se inscreveu e quiser participar pode procurar os técnicos do Hemoam para avaliação. A coleta será feita das 14h às 18h. O doador deve apresentar documento de identificação com foto.


O procedimento dura cerca de 15 minutos e doa-se o equivalente a 500ml de sangue. Além de salvar vidas e levar alegria a muitos lares neste fim de ano, os doadores terão seus nomes incluídos em Portaria de elogio a ser expedida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, com direito a seis horas de folga institucional, que devem ser usufruídas posteriormente, mediante aval da chefia.

 

Quem pode participar

Podem doar sangue, homens e mulheres com idade entre 18 e 67 anos e peso acima de 50 quilos. Para a primeira doação, a idade limite é de 60 anos. O doador deve dormir bem na noite anterior à doação (no mínimo 6 horas) e abster-se de bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas antes da coleta. No momento da doação, deve estar alimentado e sem fumar por no mínimo duas horas antes do procedimento.


Não podem ser doadores de sangue quem teve hepatite depois dos 11 anos de idade, usuários de drogas, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, quem tem malária, quem recebeu transfusão sanguínea ou teve DSTs, quem apresentou febre nos últimos 30 dias, grávidas ou que estejam amamentando, quem esteve no interior do estado nos últimos 30 dias e quem recebeu qualquer tipo de vacina nos últimos 30 dias.


Últimas Notícias
Nota de Pesar

Notícias
A Procuradoria-Geral de Justiça informa, com pesar, o falecimento do Excelentíssimo senhor Aloísio Rodrigues de...
CSMP abre processos de inscrição para Promoção na Capital

Notícias
O Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Amazonas (CSMP), fez publicar, nas edições dos dias 20 e 21...
“Gestão de informações e redes sociais” será tema de palestras previstas na Conferência de abertura do calendário das atividades do Ceaf 2019

Notícias
Como parte da programação da abertura do ano letivo do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do...
Esmam e Ceaf irão trabalhar juntos na realização de projetos educacionais

Notícias
Os dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Ministério Público Estadual (MP-AM) vão assinar um...