Workshop Execução da Estratégia encerra planejamento Estratégico do MP-AM

foto 19

O planejamento estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) chega à sua fase final com a realização do Workshop Execução da Estratégia, de 21 a 23 de junho de 2017. O evento é o último dos doze workshops previstos para a elaboração do Plano Estratégico do MP-AM 2017-2027 e marca o início de uma nova fase de gestão do órgão ministerial pautada na governança estratégica, conforme estabelece a Resolução 006/2017-CPJ, publicada no Diário Oficial Eletrônico do dia 13 de junho de 2017.

No MP-AM, é a primeira vez que o planejamento estratégico chega à fase de execução, com a implementação das medidas necessárias ao monitoramento da estratégia, avaliação e reajustes cíclicos necessários ao alcance das metas preestabelecidas. Com a Resolução 006/2017-CPJ, o órgão ministerial passa a contar, em sua estrutura organizacional permanente, com duas instâncias novas integrantes do seu sistema de planejamento.

Como instância decisória, foi criado o Comitê de Governança, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça e responsável pela avaliação, monitoramento e atualização da estratégia. E, para a execução da estratégia, foi criada a Unidade de Gestão da Estratégia, responsável pela gerência do planejamento estratégico. Além destas duas instâncias, também fazem parte do sistema de planejamento as unidades executoras, isto é, aquelas diretamente responsáveis pela execução do plano estratégico e pela operacionalização das iniciativas, projetos e processos a ele associados.

A última reunião de trabalho da fase de planejamento tem por objetivo definir os critérios e pesos utilizados na priorização das iniciativas estratégicas, com vistas a estabelecer uma ordem de execução do Plano Estratégico. Além destas atividades, os participantes receberão orientações sobre a realização das Reuniões de Análise da Estratégia, que consistem em reuniões periódicas para avaliação e possíveis reformulações da gestão estratégica.