Dois novos Promotores de Justiça tomam posse

TODOMUNDO

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) empossou dois novos Promotores de Justiça, ontem, no Plenário Procurador de Justiça Antônio Alexandre P. Trindade, na sede do órgão, na Zona Oeste de Manaus. Os doutores Kleyson Nascimento Barroso e Clóvis Roberto Soares Muniz Barreto foram empossados pelo Procurador-Geral de Justiça do MP-AM, Carlos Fábia Braga Monteiro, em sessão solene do Conselho Superior do MP-AM.

Os dois novos promotores vão atuar no interior do Amazonas. O doutor Kleyson Barroso será lotado na Promotoria de Justiça de Envira e o Doutor Clóvis Muniz Barreto atuará na Promotoria de Justiça de Carauari.

A posse dos dois novos membros do MP-AM foi marcada pela emoção, presente no discurso de boas vindas do Procurador de Justiça Doutor Nicolau Libório, no discurso do Procurador-Geral, Fábio Monteiro e no discurso do Promotor de Justiça Kleyson Barroso, que pediu licença dos presentes para dedicar a conquista dele ao genitor dele, Adelson Barroso, já falecido, e à genitora dele, Lucy Barroso, presente na sessão. O doutor Kleyson chegou a embargar a voz quando falou dos pais e foi aplaudido por todos os presentes, dentre eles, funcionários e ex-chefes dele em outros locais de trabalho pelo qual ele passou, como do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região.

O Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro, iniciaria seu discurso quando o Procurador de Justiça Evandro Paes de Farias adentrou a sessão, levantando aplausos de todos os presentes. O Ex-PGJ é, atualmente o decano do MP-AM e se aposentará no próximo dia 11, ao completar 70 anos de idade. O Doutor Evandro, com um aceno, agradeceu a todos.

Retomando o discurso, o Procurador-Geral disse que aquele momento era ímpar e de grande significância para o MP-AM e afirmou estar feliz por estar empossando dois profissionais de alta capacidade e de experiência. Doutor Fábio Monteiro destacou que os dois novos Promotores de Justiça estavam, largando, cada um deles, órgãos de relevância no Estado do Amazonas para fazer parte do MP-AM. “Temos conseguido colocar, cada vez mais, os membros do MP-AM perto da população”, afirmou o O Procurador Geral, que relembrou que a população do interior do Estado do Amazonas é a camada mais esquecida da população e precisa ser atendida no sentido de resgate de direitos que tem sido usurpados. “Lutamos, ainda, para construir um MP mais participativo, que se antecipe e não apenas que fique esperando ser provocado, e os dois Promotores são dois profissionais que sabem muito bem o que a classe e a população anseiam”, disse doutor Fábio Monteiro.

O PGJ relembrou que teve a oportunidade de trabalhar com Clóvis Barreto, no Tribunal do Júri, quando Promotor de Justiça e o novo colega atuava como Defensor Público. “Deu muito trabalho ao MP e eu fico feliz que hoje ele está do lado de cá e fico satisfeito demais por saber que será possível contar com os dois na estrutura do Ministério Público”, afirmou o doutor Fábio Monteiro.

Boas vindas do Procurador de Justiça

Em seu discurso, o Doutor Nicolau Libório dos Santos Filho foi enfático em dizer que ele se sentia honrado em apresentar as boas vindas aos dois novos Promotores de Justiça e afirmou que, pelas virtudes intelectuais dos novos colegas, ele tinha a sensação que o Ministério Público crescia, não apenas numericamente. “Ambos têm muito a oferecer à sociedade”, afirmou o Procurador, que falou do perfil de cada um dos Promotores de Justiça empossados, ressaltando que o doutor Clóvis Muniz Barreto estava atuando na Defensoria Pública do Estado e que chegou a compor, por três vezes, a lista tríplice para o cargo de Defensor Público-Geral do Amazonas e que o doutor Kleyson Barroso estava na Procuradoria-Geral do Estado, tendo presidido a Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas.

“Você terão a oportunidade de conviver com a simplicidade e as inúmeras dificuldades do homem do interior. Simplicidade que não se confunde com alienação, pois, nos dias atuais, nossos caboclos têm a mais absoluta consciência de que os seus direitos precisam ser respeitados e defendidos. Vocês serão os grandes parceiros dessas pessoas que precisam e acreditam na eficiência do Ministério Público”, afirmou o Doutor Nicolau Libório.

AAMP reconhece talento e liderança dos novos membros

O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Promotor de Justiça Reinaldo Alberto Nery de Lima, destacou o preparo, talento e espírito de liderança dos dois novos membros do MP-AM. O presidente da AAMP pontuou os currículos dos novos colegas, e relembrou que, como membros do MP-AM, os dois seriam sempre referências para as comunidades em que vierem a atuar e devem exercer o papel de agentes transformadores da sociedade.
“Mercê de sua capacidade e liderança, o Dr. Kleyson, por dois mandatos recentes foi o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas. De igual modo, o Dr. Clóvis, por dois mandatos, foi Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas”, destacou Reinaldo Nery.

OLHOS
Promotor dedicou conquista aos pais

O Promotor de Justiça Kleyson Barroso fez seu discurso e, desta forma, também representou o colega, doutor Clóvis Muniz Barreto. Ele saldou aos presentes e disse que todos tivessem certeza que eles dois eram dignos da missão que lhes estava sendo    confiada. O doutor Kleyson Barroso relembrou as suas vitórias pessoais, agradeceu a Deus por aquele momento. “Deus, inteligência suprema e causa primeira de todas as coisas não demora, ele capricha”, afirmou o Promotor de Justiça que afirmou que, ao iniciar, hoje, as carreiras no MP-AM, ele e o doutor Clóvis Barreto, serão Promotores de Justiça e não Promotores dos interesses pessoais e nem defensores do egocentrismo deles. “Agora, a nossa luta passa a ser outra, muito mais difícil, mas também extremamente gratificante e engrandecedora”, declarou, comprometendo-se e também ao colega, de serem incansáveis para garantir o efetivo respeito dos Poderes Público e dos serviços de relevância pública aos direitos segurados pela Constituição Federal. “Em especial aos desamparados, aos excluídos, aos injustiçados, aos que transitam pela vida sem serem notados e que enxergam no Ministério Público a única forma de de reconhecimento de seus direitos”, afirmou

Kleyson Barroso recitou, ao final, um trecho do poema “Canção do Tamoio”, de Gonçalves Dias, o poeta da raça indígena:

“Não chores, meu filho:
Não chores, que a vida
É luta renhida
Viver é lutar
A vida é combate
Que aos fracos abate
Que aos fortes, os bravos
Só pode exaltar”

O doutor Clóvis Barreto disse que, ao entrar na Faculdade, já sonhava entrar no Ministério Público do Estado do Amazonas. “Por razões diversas, acabei me encaminhando para outras carreiras jurídicas, mas sempre tive o MP-AM com objetivo. É um momento extremamente gratificante quando chego aqui com alguma experiência. Foi uma decisão difícil de ser tomada, mas o desafio foi o que me fez fazer a escolha pelo MP-AM. Sei que vou poder contar com apoio dos colegas que aqui estão para desenvolver um bom trabalho”, afirmou o Promotor de Justiça.

O Doutor Clóvis Barroso disse ainda da experiência que viverá de trabalhar no interior do Amazonas. Ele afirmou conhecer a cidade de Carauri, por já ter passado por lá, há algum tempo, mas também muito por notícias e pesquisas. “Conheço a realidade local. A população pode esperar um profissional dedicado, com uma consciência do papel do MP, pode contar com um profissional experimentado, com 30 anos de trabalho dedicado à defesa dos direitos do cidadão, e pode esperar por alguém que pode contribuir, que pode transformar, para melhor, a difícil situação dos habitantes do interior do Estado”, declarou o Promotor de Justiça.

 

Perfil dos novos Promotores de Justiça:

Clóvis Roberto Soares Muniz Barreto
Natural de Uruguaiana (RS)
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo Centro Integrado de Ensino Superior – Ciesa. Foi militar de carreira entre 1984 e 1997 e exerceu advocacia de 1997 a 2003, foi assessor jurídico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foi Defensor Público de julho de 2004 até a presente data.

Kleyson Nascimento Barroso
Natural de Manaus (AM)
Graduado em Administração de Empresas e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Passou com destacada eficiência pelo Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, pela Chefia de Gabinete da Procuradoria Geral da Câmara Municipal de Manaus, pela Procuradoria Geral do Estado do Amazonas, tendo exercido o cargo de presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Amazonas, no período de janeiro de 2011 a junho de 2005.