Policiais participam, no MP-AM, de instrução de artefatos explosivos

palestra1

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio de sua Assessoria de Segurança Institucional, realizou uma palestra sobre Instrução de Busca e Localização de Artefatos Explosivos, direcionada ao efetivo de 41 Policiais Militares que fazem o assessoramento de segurança na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). A palestra aconteceu durante toda a tarde de ontem, no Auditório Gebes Medeiros, na sede do MP-AM, Zona Oeste, e foi ministrada pelo Comandante do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), Capitão Mesquita Feitoza.

Com o objetivo de instruir e qualificar os policias da Assessoria de Segurança do órgão, para que estejam capacitados a reconhecer e evitar a entrada desse tipo de artefato nas dependências da Procuradoria-Geral de Justiça.  “Nós estamos orientando melhor o nosso efetivo, para que não haja falhas em nenhum aspecto de nossa segurança”, ressaltou o Major da Polícia Militar do Amazonas, Agenor Teixeira, Chefe da Assessoria de Segurança Institucional do MP-AM.

artefatosexplo

Ao final, o chefe do Grupamento Marte ressaltou a importância estratégica de se ter profissionais bem instruídos nesse segmento da segurança, em especial em uma instituição como o Ministério Público, que está à frente da defesa da ordem jurídica e que combate ilegalidades em geral e a própria e criminalidade. Segundo ele, apenas profissionais capacitados têm a habilidade para reconhecer artefatos explosivos que são, muitas vezes, aparentemente inofensivos, podendo ser disfarçados como qualquer tipo de objeto para não despertar suspeitas.

“Às vezes, um procedimento preliminar, que poderia ser tomado, evitaria que se produzissem vítimas ou que uma ação equivocada seja tomada por parte dos agentes em uma eventual ocorrência com bomba. É fundamental esse tipo de instrução, para que eles saibam como agir e, principalmente, o que não fazer diante desse tipo de ocorrência”,  orientou o Capitão Mesquita Feitoza.