Concurso para Promotor de Justiça do MP-AM chega à fase das provas de tribuna

DSC02344

Nesta quinta-feira, 28 de abril, 46 candidatos ao cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas, deram início à fase das provas de tribuna do concurso.

As provas serão aplicadas até a tarde desta sexta-feira, 29 de abril.   

Nessa fase, os candidatos fazem uma exposição oral por 15 minutos sobre um determinado processo do Tribunal do Júri arquivado pelo judiciário em Manaus. Foram selecionadas as principais partes dos processos que permitem ao candidato expor seus argumentos simulando a atuação do Promotor de Justiça perante o Júri. É nesse momento em que os examinadores avaliam quesitos como oratória, dicção, capacidade de domínio da plateia e conteúdo.

De acordo com o Procurador de Justiça e Membro da Comissão do Concurso Carlos Coelho, o certame chega à fase final com aquilo que se constitui na vitrine do Ministério Público que é o Tribunal do Júri. “Não obstante os tempos modernos indicarem um novo tipo de criminalidade, continua sendo o Tribunal do Júri o grande atrativo do Ministério Público. Essa fase vai mostrar quem tem talento ou não para o exercício da atividade”, destacou o Procurador.

A prova de tribuna é eliminatória e classificatória segundo a Lei Orgânica do MP-AM. O Coordenador de concursos da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Mauro Luís Silva de Souza, prevê que as notas sejam publicadas até a próxima terça-feira, 3 de maio, daí, os candidatos terão prazo para recurso. “Avaliados os possíveis recursos, são publicadas as notas finais e já se inicia a fase de avaliação de títulos e exames psicotécnicos. Acreditamos que até o fim de maio tudo esteja encaminhado para que o concurso seja encerrado em junho, de acordo com o cronograma”, disse.