MP-AM tem participação de destaque no 2º Congresso do MP da Região Norte

IMG-20160502-WA0012

O 2º Congresso do Ministério Público da Região Norte foi realizado na semana passada, no Hotel Crowne Plaza, em Belém-PA, com o objetivo de debater as conjunturas políticas, sociais e econômicas que determinam a forma de atuação do Ministério Público, além de discutir experiências sobre técnicas investigativas e estratégias processuais.


O tema central do Congresso foi a atuação do Ministério Público no combate à corrupção.


O evento foi realizado pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep).
De acordo com o Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, Doutor Reinaldo Alberto Nery de Lima, o Congresso foi um sucesso. “ O evento contou com a participação de mais de 500 congressistas, dentre os quais, colegas do MP-AM”, destacou.

 

IMG-20160502-WA0011


 

Além da participação de Membros do MP-AM, o Promotor de Justiça Lauro Tavares, que atua no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP-AM, foi um dos palestrantes convidados. O Promotor falou sobre a atuação do MP na repressão aos delitos econômicos.

 
Segundo o Doutor Lauro Tavares, a resposta positiva do público presente foi fruto do trabalho que é realizado, por meio do Gaeco, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, que não tem medido esforços para que o combate à corrupção no Amazonas seja feito de uma forma efetiva como nunca antes. “Essa troca de ideias é fundamental para que cada Ministério Público possa aperfeiçoar a sua atuação em uma área tão sensível que é o combate à corrupção. Para nós foi uma honra representar o Ministério Público do Amazonas e torcemos para que aconteça o terceiro Congresso” , disse Lauro Tavares.


O evento também teve como destaque, a participação do Ministro do Superior Tribunal de Justiça e ex-Procurador-Geral de Justiça do MP-AM  Mauro Luiz Campbell Marques , que palestrou sobre o tema “Ética e Cidadania sob a ótica dos Tribunais e do Poder Público”. Com domínio e técnica, a palestra do Ministro Mauro Campbell foi uma das mais concorridas e prestigiadas do Congresso.

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas Fábio Monteiro, também conferiu o evento, depois de participar da reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG). Ele ressaltou a qualidade da representação do MP-AM no Congresso. "Tivemos a grata satisfação de ter como um dos palestrantes o Promotor Lauro Tavares, Membro do Gaeco, que fez uma palestra brilhante, foi aplaudido de pé por todos os presentes, o que demonstra não apenas o preparo e a experiência do colega, mas, acima de tudo, a excelente representatividade do MP-AM. Ficamos duplamente felizes porque tivemos no encerramento do evento, a fala do Ministro do STJ, Mauro Campbell, nosso eterno representante, que abrilhantou e fechou com chave de ouro o Congresso", disse o PGJ.