MP-AM terá Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro

IMG-20160512-WA0009

 

O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas Fábio Monteiro, participou em Brasília, na última semana , da reunião ordinária de maio do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).


Realizado na sede do Ministério Público Militar, o evento marcou  a eleição do novo presidente do CNPG, Rinaldo Reis, Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte.


TERMO DE COOPERAÇÃO


Durante a programação, os chefes de 11 Ministérios Públicos, assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça, sobre a Rede LAB.
O termo visa subsidiar a implantação e o funcionamento de laboratório de recuperação de ativos no âmbito da administração pública federal, assim como para ingresso na Rede LAB.
O convênio foi assinado pelo Secretário Nacional de Justiça Beto Ferreira Martins Vasconcelos e os Procuradores-Gerais de Justiça do Amazonas, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.


Segundo o termo de cooperação, os Ministérios Públicos se comprometem a destacar os servidores que vão atuar no laboratório e a dar a estrutura mínima para o início da atividade, como o espaço e computadores. Já o Ministério da Justiça, vai disponibilizar os softwares que permitem as análises de movimentações financeiras e treinamento de pessoal.
Na prática, o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, vai funcionar junto ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado), na sede do MP-AM.

 De acordo com o PGJ Fábio Monteiro, a nova estrutura vai permitir um alcance maior e mais celeridade nas investigações sobre corrupção na administração pública aqui no Amazonas. “Trazer o laboratório para dentro do Ministério Público significa que vamos ter condição de dar uma resposta mais efetiva para as demandas que nos chegam”, disse o PGJ.