Reunião entre MP-AM e SIPAM pode melhorar internet nas Comarcas do AM

 

DSC03359

Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, o Procurador-Geral de Justiça Pedro Bezerra Filho, a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos Leda Mara Nascimento Albuquerque e o Doutor Carlos Sérgio Edwards Freitas, da ACAO, se reuniram com o Gerente Regional do SIPAM Bruno Monteiro.//

O encontro foi realizado na sede do SIPAM e contou com a participação de técnicos da área de tecnologia da informação dos dois órgãos. O objetivo foi iniciar o diálogo para a assinatura de um termo de cooperação que vai viabilizar a rede de internet do SIPAM para as Comarcas do interior onde o Ministério Público do Amazonas tem atuação.

61 antenas de comunicação via satélite (VSAT) já foram instaladas nos municípios e estão encurtando as distâncias entre o MP, com atuação em localidades isoladas do interior, com a Rede Mundial de Computadores.

A tecnologia foi disponibilizada pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa. Com isso, o judiciário passou a contar com sinal de internet, o que possibilitou a tramitação eletrônica dos processos judiciais e a conexão direta com o sistema da corte estadual. Agora a ideia é viabilizar o recurso, também, para as Promotorias de Justiça do MP-AM, no interior. “Nós apoiamos as políticas públicas na Amazônia, nós temos uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas há mais de 7 anos. Nós então vamos ter uma reunião conjunta para estabelecer um diálogo no sentido de retomar o compartilhamento nessas estações, nas comarcas do interior e onde o Ministério Público tem representações”, destacou Bruno Monteiro, Gerente Regional do SIPAM.

 

DSC03374


Comunicação via satélite

Ao todo, o Censipam instalou 548 antenas de comunicação via satélite (acesso à internet e ao tráfego simultâneo de dados e voz) na Amazônia, contribuindo para políticas públicas na região .

Atualmente, 166 desses equipamentos estão ajudando o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no cadastramento das famílias nos programas sociais como o Bolsa Família. Essas antenas também estão localizadas em locais distantes e sem sinal de internet.

Outras 29 antenas ajudam os militares do Exército a vigiar as fronteiras brasileiras nos estados de Roraima, Acre Amazonas, Rondônia, Amapá e Pará.