Procurador de Justiça Evandro Paes de Farias recebe homenagem no MP-AM

homenagem dr. evrando 1

 

Nesta quarta-feira, 31 de agosto, o Colégio de Procuradores de Justiça do Estado do Amazonas prestou homenagem, em sessão solene, ao Procurador de Justiça aposentado, Evandro Paes de Farias, por relevantes serviços prestados ao MP-AM. Além dos Procuradores, a cerimônia contou com a presença de Promotores de Justiça, servidores da instituição, representantes  do Governo do Estado , da prefeitura, Câmara Municipal , Assembleia Legislativa , familiares e amigos do homenageado.

Na oportunidade foram celebrados os 42 anos, 10 meses e 19 dias de serviços prestados à instituição pelo Procurador.

homenagem dr. evrando 7

A sessão foi marcada por depoimentos emocionados dos colegas Procuradores. O Corregedor- Geral José Roque Nunes Marques discursou em nome do Colégio. Ele fez uma explanação sobre as qualidades de homem e gratidão que o Ministério Público tem pelo Procurador Evandro Paes de Farias. “Mais do que interesse individual, mostrou o quão importante é o coletivo, o Dr. Evandro sofria com o descaso sobre as questões ambientais, sofria nas questões de consumidor, na defesa do cidadão, solidariedade humana era e ainda é uma de suas maiores qualidades, mais do que lições de direito, ensinou-me o caminho da moral e da ética”, afirmou o Corregedor.

Durante a cerimônia, o Procurador recebeu a medalha de Mérito do Ministério Público e uma placa de homenagem entregue pela Procuradora de Justiça Maria José Silva Nazaré, propositora da sessão solene.

O Procurador-Geral de Justiça Pedro Bezerra Filho, destacou o compromisso e a referência em que o Doutor Evandro se tornou para a instituição. “Sempre nos espelhamos em você, pessoas como nós foram forjadas pela sua forma de agir”, afirmou o PGJ.

Em seu discurso, o Procurador Evandro Paes de Farias fez menção a todos os Procuradores presentes e se disse emocionado: “Essa instituição fez parte da minha vida, parte da minha família, a emoção que eu sinto talvez seja a mesma que os atletas brasileiros quando ganharam uma medalha de ouro, prata, enfim, essa emoção é muito grande, só quem ganhou sabe o que estou sentindo nesse momento”.

 

homenagem dr. evrando 5

 

Demonstrou humildade ao comentar o fato de ser visto como uma referência moral e ética na casa. “Se dei um norte a seguir àqueles que entraram já fiz muito, é um prazer, uma satisfação em servir à minha sociedade, servir o meu estado e a minha nação”, disse. E lembrou da passagem de Agnes Nascimento Barroso César, servidora do MP  falecida na última segunda-feira. “Entrou ( na instituição) por mim e saiu sem que eu pudesse vê-la. Infelizmente hoje ela não está aqui presente de corpo, deve estar de espírito, queria dizer que ela também faz parte da minha história vinculada ao Ministério Público”, concluiu o Doutor Evandro Paes de Farias.

 

Histórico do Procurador de Justiça Evandro Paes de Farias


Bacharel em Direito pela Universidade do Amazonas, tendo exercido a função de advogado e os cargos públicos de Subsecretário de Administração, Diretor de Penitenciária, Diretor do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (IOCTI), Assessor da Secretaria de Justiça e, posteriormente, Chefe de Gabinete de Vice-Governador.

No Ministério Público amazonense, com mais de 40 anos de carreira, atuou como Promotor de Justiça, nas comarcas de Barcelos e Itacoatiara. Ainda como Promotor de Justiça, em Manaus, exerceu suas atribuições junto à Promotoria de Menores e à Promotoria da Fazenda Pública, tendo exercido os cargos de Diretor da Escola Superior do MP-AM, Procurador-Geral de Justiça e Corregedor-Geral da instituição, até ser Promovido ao cargo de Procurador de Justiça, com atuação junto à Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas, além de ter sido um dos grandes entusiastas e primeiro Coordenador das Promotorias de Justiça especializadas na proteção e defesa do meio ambiente.

 

homenagem dr. evrando 6