Governador do AM escolhe o atual PGJ, Fábio Monteiro, para comandar o MP-AM no biênio 2016/2018

DSC 0048


O Governador do Amazonas, José Melo, confirmou na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, o  atual Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Fábio Monteiro, para comandar a instituição no biênio 2016/2018.

A lista tríplice formada depois da eleição institucional realizada no MP-AM, no último dia 12 de setembro, contava com os nomes do PGJ, que concorreu à reeleição, o Promotor de Justiça Alberto Nascimento e a Promotora de Justiça Silvana Nobre.

O dr. Fábio Monteiro obteve a maioria dos votos dos Promotores e Procuradores de Justiça  (114 votos), seguido pelo Promotor Alberto Nascimento(69 votos), e a Promotora Silvana Nobre (56 votos). A reeleição do PGJ foi recorde e alcançou 78% dos votos.

O Governador José Melo optou pelo mesmo critério adotado na eleição passada e escolheu o candidato mais votado pelos Membros do Ministério Público. “Se a classe o escolheu, evidentemente é porque o MP está muito bem servido, então portanto estou lhe reconduzindo”, afirmou o Governador nesta manhã, ao receber a lista tríplice diretamente das mãos do Procurador-Geral de Justiça.

“O Governador segue o seu viés democrático de respeitar e valorizar a vontade da classe”, afirmou o PGJ.

 

Continuidade no Trabalho

 

O Procurador-Geral de Justiça declarou que esse é um momento para agradecer a todos pela votação expressiva e confiança , e  destacou que vai dar continuidade ao trabalho em andamento destacando algumas prioridades. “Investimento é fundamental, os desafios são grandes, continuaremos com as nossas pautas cruciais, temos de investir na área de peritos, levar internet mais veloz ao interior, homologar e dar posse aos Promotores do concurso público, uma das metas para 2017 é suprir todo o interior com Promotores de Justiça, instalar novas Promotorias na Capital porque as demandas não param de crescer”, afirmou.

Questionado sobre qual a intensidade de trabalho que vai impor à sua gestão no MP nesse segundo mandato, ele foi direto: “A responsabilidade só aumenta, mas estou preparado para isso, me preparei durante muitos anos para ser Procurador-Geral de Justiça, é um desafio que me estimula e será um segundo mandato de muito gás, muita determinação, não é gestão de uma só pessoa, a equipe é muito importante, dr. Pedro Bezerra (Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos e Institucionais), dra. Leda Mara (Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos), os dois Subprocuradores atuando em sintonia conosco, dr. Vicente Augusto Borges Oliveira (Secretário-Geral), toda a nossa equipe, chefes de setor, é uma vitória de todos e tenho certeza que a sociedade ganha e terá um Ministério Público fortalecido, mais atuante, mais estruturado e capacitado”, certificou o PGJ.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, a recondução do Procurador-Geral de Justiça ao cargo no biênio 2016/2018 foi publicada no Diário Oficial do Governo do Estado ainda nesta sexta-feira, 16 de setembro. A posse já está marcada para o próximo dia 14 de outubro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

 

DSC 0246

 


Currículo do Procurador-Geral de Justiça Carlos Fábio Braga Monteiro        

Iniciou no Ministério Público em fevereiro de 1996.
Atuou na Comarca de Parintins, por sete anos.
Passou pela 12ª Promotoria junto à 6ª Vara Criminal.
É titular da 14ª Promotoria com atuação no 1º Tribunal do Júri.
Presidiu por dois mandatos seguidos (2007-2009 e 2009-2011) a Associação Amazonense do Ministério Público.
Em 2011, com atuação no Tribunal do Júri, assumiu a Coordenadoria do CAO-CRIMO(GAECO) de Combate ao Crime Organizado e a presidência do Conselho Deliberativo do PROVITA (Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas), onde atuou até julho de 2014.
Professor de Direito.
Assumiu o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas em outubro de 2014.
Casado com Daniela Monteiro.