MP-AM e Polícia Civil deflagram operação “Apagar das Luzes” no Careiro

CAREIRO CASTANHO

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça do Careiro Castanho, e a Polícia Civil deflagraram nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a operação “Apagar das Luzes”, no município localizado a 120 km da Capital. A ação conjunta desarticulou uma organização criminosa formada por ex-secretários municipais e empresários que atuavam com fraudes em licitações e desvios de dinheiro da prefeitura.

De acordo com o Promotor de Justiça João Guimarães, titular da Promotoria, as investigações iniciaram ainda no período eleitoral, no ano passado. Interceptações telefônicas autorizadas pela justiça apontaram a existência da organização criminosa que intensificou a ação depois das eleições. “Ainda não podemos estimar o valor desviado dos cofres municipais por esse grupo, mas pela intensidade com que agiam e as primeiras análises, era um esquema milionário”, afirmou o Promotor.

As equipes da polícia civil já cumpriram 5 mandados de condução coercitiva e 5 mandados de prisão preventiva. As prisões foram efetuadas no Careiro, em Maués e na capital. Os agentes ainda tentam cumprir outros 2 mandados de prisão preventiva. Foram Presos: Aluízio da Silva Alves, empresário; Sérgio César Moreno Serejo (Côco Seco), empresário; Jackson Chagas Saldanha, ex-secretário de administração do Careiro; Roberto Viana Costa (Zequinha do Pereira), empresário, e Antônio José de Oliveira Gonçalves (Antônio Preto), empresário. Todos são suspeitos de cometerem os crimes de corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, extravio de documentos e peculato.

Todos os presos serão encaminhados para o 34º Distrito Policial do Careiro Castanho para facilitar a continuidade das investigações. O ex-prefeito do município, Hamilton Villar (PMDB), também é suspeito de envolvimento com a quadrilha, mas não foi preso porque obteve na justiça um salvo-conduto na semana passada.