MP-AM promove I Workshop Humanizando o Tratamento do Paciente em Terapia Renal Substitutiva

renaiscapa

 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (58ª PRODHSP), realizará, nos dias 23 e 24 de março de 2017, o I Workshop "Humanizando o tratamento do paciente em terapia renal substitutiva". O evento acontecerá no Auditório Gebes Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, a partir das 14h (primeiro dia).
"O Workshop faz parte da primeira fase do Projeto Mapeamento dos Pacientes Renais Crônicos atendidos pelo SUS, na Cidade de Manaus, que tem como objetivo formar a primeira base de dados dos pacientes que fazem hemodiálise na cidade, pelo sistema público, além de criar mecanismo efetivo de fiscalização dos contratos que o Estado celebra para prestar esse serviço", explicou a titular da 58ª PRODDHSP, Dra. Silvana Nobre.
O evento, organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), é dirigido às autoridades da Rede de Atenção ao Paciente Renal, aos representantes de instituições de ensino do Amazonas, pacientes em tratamento renal e entidades de fiscalização da área.
A programação contará com a apresentação de boas práticas desenvolvidas nas diversas instituições que prestam os serviços de terapia renal substitutiva, como Hospital Universitário Getúlio Vargas, Pronefro Doenças Renais, Hospital Santa Júlia, Clínica Renal, CDR e CEHMO. A fisioterapeuta Jolaynne Sellen Prado Santos, as psicólogas Aurilena Maria Maciel de Melo e Loise Marinho Cavalcante Abreu, e as enfermeiras Sheila Seric Moura e Denise do Socorro Barreto foram convidadas para falar sobre essas práticas no primeiro dia do Workshop.
No segundo dia, a programação contará com palestras e debates sobre os Direitos e deveres dos pacientes renais, a Atual situação dos transplantes de rins no Amazonas, Vida pós-transplante e Protocolos de acesso.
O objetivo do Workshop é garantir a humanização do tratamento desses pacientes, por meio da sensibilização e capacitação dos profissionais que atuam neste tipo de procedimento médico-hospitalar.
"Nesse evento, vamos tratar das boas práticas que podem ser multiplicadas nas unidades de saúde, além de firmar protocolos de acesso. A ideia é de melhorar a qualidade do serviço, ver onde e como podem se operar mudanças que tornem o tratamento mais humano", disse a Promotora.

 

 digital 20.03