PGJ prestigia posse do Procurador de Justiça José Hamilton Saraiva no cargo de Desembargador

POSSE HAMILTON TJAM

 

Em cerimônia bastante aplaudida, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 24 de março, o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), José Hamilton Saraiva dos Santos. Eleito para compor a lista tríplice do Ministério Público Estadual (MPE-AM) em 7 de março, por meio do dispositivo do quinto constitucional, recebeu votação unânime dos desembargadores e foi nomeado pelo governador José Melo para ocupar a vaga de número 22 da Corte amazonense.


Após a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, abriu a sessão solene e o novo membro foi conduzido ao local para a assinatura do Termo de Posse pelas desembargadoras Maria das Graças Pessôa Figueiredo e Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, que pertencia aos quadros do Ministério Público Estadual e também assumiu o cargo de desembargadora pelo critério do quinto constitucional.


Saudando o mais novo membro da Corte, o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa lembrou seus laços de amizade e elogiou-o pela “inabalável fé no ideal de justiça”, por ser talentoso, culto, prudente e ter sensibilidade social, humildade e espírito conciliador. “Receba as justas e merecidas homenagens e os votos de uma profícua magistratura”, disse, em seu discurso de boas-vindas em nome do Pleno.

 MG 2938


O Procurador-Geral de Justiça Fábio Monteiro, elogiou em seu discurso o novo Desembargador como um dos Membros mais experientes do Ministério Público do Amazonas e que tem a contribuir também com a administração do Judiciário pela sua experiência em gestão. “Sejas muito feliz e busque sempre o ideal de justiça, a sua vitória é a nossa”, desejou o Procurador-Geral de Justiça.

 

33470992822 b6e55e685f z

 

A última vaga preenchida na Corte amazonense respeitando o quinto constitucional destinado ao MP, ocorreu há 13 anos, com a entrada da desembargadora Socorro Guedes. O art. 94 da Constituição Federal determina que um quinto da composição dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios terá participação de membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com mais de dez anos de carreira, de notório saber jurídico e de reputação ilibada, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

 

POSSE HAMILTON DOIS


Discurso


O novo membro da Corte do Tribunal de Justiça do Amazonas iniciou sua carreira no MP em outubro de 1988, poucos dias após a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Natural de Manaus, José Hamilton é casado com Juliana Lyra dos Santos e pai de Maria Beatriz e Victor -, a esposa e a filha levaram o desembargador à troca de toga, ao lado do desembargador João Simões, um momento simbólico da cerimônia, quando José Hamilton deixa a toga que usava no Ministério Público e passa a vestir a do Tribunal de Justiça do Amazonas.


Em seu discurso, tomado pela emoção por diversas vezes, lembrou da família, dos tempos da “Jaqueira” (prédio localizado no Centro de Manaus onde funcionou a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas), da experiência no Ministério Público, agradeceu a oportunidade de conviver com os profissionais do órgão ministerial, além de também agradecer aos desembargadores pelos votos - “por avaliarem ser merecedor e digno de tomar assento ao seu lado”-, e ao governador José Melo, que confirmou sua indicação como novo integrante do Pleno do TJAM.


Ao final, lembrou dos não têm acesso à justiça, à saúde, ao trabalho. “Reitero o compromisso pessoal com uma sociedade justa e igualitária, para que possamos juntos trilhar o caminho da paz, justiça e fraternidade”, disse ao encerrar, sendo aplaudido de pé.


Protocolo


Cumprindo o protocolo, o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli, fez um discurso breve sobre o Estado Democrático de Direito e, antes de encerrar a solenidade, fez uma homenagem ao novo integrante. “Hoje, tenho o prazer de estar aqui celebrando a posse de um novo desembargador que, tenho certeza, será de extrema valia para nossa Corte, trazendo sua vasta experiência como promotor e procurador do Ministério Público do Estado do Amazonas, com isso contribuindo para a garantia do Estado Democrático de Direito, tão duramente conquistado pela sociedade brasileira”, afirmou.

Também participaram da sessão solene os desembargadores: João Simões, Domingos Chalub, Yedo Simões, Paulo Lima, Aristóteles Thury, Mauro Bessa, Cláudio Roessing, Sabino Marques, Carla Reis, Wellington Araújo, Jorge Lins, Lafayette Vieira, Nélia Caminha, Jomar Fernandes e Airton Gentil.


Compuseram a mesa de autoridades, junto com o presidente do Tribunal, o procurador-geral de Justiça, Carlos Fábio Monteiro; o governador do Estado, José Melo; o vice-governador, José Henrique Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado David Almeida; o ministro do STJ Mauro Campbell Marques; a senadora Vanessa Grazziotin; o deputado federal Pauderney Avelino; o comandante militar da Amazônia, Geraldo Miotto; o comandante do 9º Distrito Naval, Luís Antônio Rodrigues; o procurador geral do Município, Marcos Cavalcante; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto; o procurador-chefe da República no Amazonas, Edmilson Barreiros Júnior; o procurador do Trabalho José Dantas de Góes; o defensor-geral em exercício do Amazonas, Antônio Cavalcante de Albuquerque Júnior; o coronel de Infantaria Elton Marinho da Silva; o presidente da Amazon, juiz Cássio Borges; a vice-presidente da OAB-AM, Adriana Mendonça; e o representante da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas, Marcelo Lima Filho.


Também estiveram presentes na solenidade procuradores estaduais e federais, juízes e servidores do Tribunal e do Ministério Público, além de magistrados aposentados.

 

Fotos:Raphael Alves e OCA Imagens