Entrevistas

Entrevista com o Procurador de Justiça aposentado Salvador Conte

Entrevista com o Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) Salvador Conte.

Entrevista_com_o_Procurador_de_Justia_aposentado_Salvador_Conte

AIDC: Fale um pouco da sua carreira Jurídica no Ministério Público do Estado do Amazonas.

SC: Eu fiz concurso e fui aprovado em primeiro lugar, junto com uma colega que já faleceu. Fui nomeado, na época, pelo Governador do Estado, que me determinou para ser Promotor de Justiça na cidade de Canutama, no alto Rio Purus. Então, comecei minha carreira no Ministério Público. Depois, fui para a comarca de Humaitá, e posteriormente para Urucurituba, na nova sede do Município. Como faltava Promotor na capital, fui então convocado para ser o Promotor na 1ª Promotoria de Justiça da Capital.

AIDC: Como foi ser promovido ao cargo de Procurador de Justiça? E por quanto tempo ficou no cargo?

SC: Eu estava na Auditoria Militar e fui promovido a Procurador de Justiça. Fiquei exercendo a função durante seis anos até a minha aposentadoria.

AIDC: Nesse tempo como Procurador de Justiça, assumiu algum Centro de Apoio? Se sim, qual?

SC: O Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Área Criminal (CEAP). Eu chefiei esse órgão, que dava apoio a todas as Promotorias da área criminal, que envolviam alguma atividade policial. O CEAP era o órgão do controle da área policial.

AIDC: Como Procurador de Justiça do MP-AM, acredita ter feito um bom trabalho?

SC: Tenho a consciência tranquila e a certeza de que fiz um bom trabalho. Como Procurador do Ministério Público, sempre cumpri com todas as minhas obrigações.

AIDC: Em sua opinião, a aposentadoria veio no momento certo ou poderia continuar na atividade de Procurador?

SC: Com certeza eu me aposentei numa época certa. Estou satisfeito e contente com a minha aposentadoria.

AIDC: Qual o seu relacionamento com os colegas Procuradores e Promotores de Justiça?

SC: Tanto com Procuradores, quanto com os Promotores de Justiça do Ministério Público, meu relacionamento com todos eles é excelente.

AIDC: Após ter concluído a etapa como Procurador no Ministério Público Estadual, como avalia esta instituição?

SC: Excelente. O Ministério Público tem avançado nos serviços que vem prestando à sociedade. É um órgão que merece todo nosso respeito. A atual administração merece nossos elogios. O atual Procurador-Geral, Francisco Cruz, juntamente com toda a equipe do Ministério Público, merecem nossos elogios.

AIDC: O que você fala para os colegas Procuradores e Promotores de Justiça que continuam no Ministério Público?

SC: O Ministério Público não é uma instituição aceita por muitas pessoas. Mas mesmo não sendo agradável para muitos, é esse o trabalho do órgão e daqueles que nele atuam. Lembro que certa vez alguém disse que eu, como Procurador de Justiça, não era nada fácil. Então, digo aos colegas Procuradores e Promotores para continuarem fazendo este trabalho que é incansável, além de ser uma atividade espinhosa e nada fácil, mas que continuem fazendo esse trabalho da forma que tem sido feito até hoje.