logo banner CEAF nov 1 c934c

Semana da Saúde Mental

SEMANA DE SAÚDE MENTAL

 

O CEAF deu início à execução do cronograma de atividades anual esta semana, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro de 2019, na chamada "Semana da Saúde Mental" alinhada com a campanha Janeiro Branco que tem como um de seus objetivos a construção, fortalecimento e disseminação de uma cultura de saúde mental.

Na abertura da Semana (29/01), o psicanalista José Henrique P. e Silva ministrou a palestra "A ansiedade e suas principais manifestações: Uma conversa sobre nosso modo de ser e de estar no mundo", sob a ótica da ansiedade como marca de nossa época, sendo fundamental a existência de ambientes facilitadores e de um amadurecimento emocional individual para lidarmos melhor com a realidade externa.

“Depressão e amor líquido” foi a temática do dia 30/01, desenvolvida pelo psicólogo Márcio Santos da Silva, o enfoque foi a depressão como sintoma e como transtorno e sua incidência sobre a população mundial, além dos efeitos da modernidade sobre as relações e o consumo excessivo de antidepressivos.

No dia 31/01, a psicóloga Juliana de S. Izidio do Prado abordou dentro do tema "Promoção de saúde mental e o ambiente de trabalho" aspectos como o crescente número de pessoas que adoecem dentro das Instituições, a capacidade da pessoa saber administrar o sofrimento e alcançar a satisfação pessoal e a necessidade de se criar dentro da Instituição um ambiente propício para troca de ideias entre os diferentes segmentos profissionais que a compõem.

A importância de trazer a saúde mental para discussão é unânime entre Membros e servidores da Casa, como coloca a Procuradora de Justiça Suzete M. dos Santos "É muito importante, tendo em vista que a população manauara está adoecendo e nossa Instituição não esta imune, os problemas sociais tem afetado o ambiente de trabalho. O que acontece fora afeta e a pessoa traz isso. Temas como ansiedade e depressão se não forem verificados a tempo a tendência é adoecimento; os problemas de relacionamento, o amor líquido; saber lidar com redes sociais e tecnologia reflete na vida e no trabalho".

Para Sheyla Dantas, Promotora de Justiça, "o curso foi de extrema importância, principalmente porque abordou a questão do bem-estar no local de trabalho que é onde passamos praticamente a maior parte do nosso tempo. Ter uma boa saúde mental, uma boa convivência entre colegas é de fundamental importância para a dignidade da pessoa. E durante o curso, ao longo dos três dias em que tivemos contato com esses temas que são tão atuais, a integração do grupo foi muito boa, foi expontânea, todo mundo ficou a vontade para fazer perguntas, fazer colocações. Ninguém se magoou com ninguém, todo mundo tranquilo. Foi muito bacana mesmo. Essa integração e interação é o que ficou mais marcante no pessoal que participou. Fiquei muito feliz. Parabéns CEAF!"

A Promotora de Justiça Carla Guedes corrobora a ideia, já que "cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde do corpo! Aliás, como vimos durante as palestras, ambas estão intimamente interligadas. Seria importantíssimo que todos se conscientizassem disso para que pudéssemos ter ambientes de trabalho mais saudáveis".

Na mesma linha, para o servidor Marlon Bernardo “a Semana da Saúde Mental é uma iniciativa inovadora do CEAF uma vez que o tema é contemporâneo e o MP precisa estar atento a essas questões principalmente em relação aos Membros e servidores”.

Para o CEAF, o objetivo da semana, de fomentar o de debate entre Membros e servidores acerca do adoecimento emocional do indivíduo e o reflexo disso dentro da Instituição em que se trabalha, foi atingido, tendo sido "muito positivo para os servidores", na opinião da Agente Técnico Pedagoga Silvia Vasconcelos. "Foi uma abordagem diferente e inédita dos temas relacionados à saúde mental aqui no MP. É importante que a Instituição esteja direcionando sua atenção à saúde mental", avaliou.

 

Secretaria do CEAF

WhatsApp Image 2019-01-29 at 12.25.10 WhatsApp Image 2019-02-01 at 13.55.26
WhatsApp Image 2019-01-30 at 12.09.26 WhatsApp Image 2019-01-30 at 10.23.55
WhatsApp Image 2019-01-31 at 12.16.08 WhatsApp Image 2019-01-31 at 11.03.55