Em experiência inédita, MPAM discute novo processo penal em Webnário

Design sem nome4 c5638

O Ministério Público do Amazonas, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realiza, hoje e amanhã, 27 e 28/05, o I Webnário Criminal do MPAM. Aberto pela Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, o seminário é realizado ao vivo pela internet, por meio da ferramenta Teams, e tem por objetivo atualizar, junto aos membros do MP, demais operadores do direito e outros interessados, a aplicação dos institutos alterados com a publicação da LEI nº 13.964, de 24 de dezembro de 2019, a chamada Lei Anticrime. É a primeira realização pedagógica realizada pelo MPAM por meio de uma ferramenta virtual.

O I Webnário Criminal do MPAM, que inaugura o uso da ferramenta Teams em eventos realizados pelo Ceaf, chegou a registrar público de 130 pessoas, evidenciando o êxito da iniciativa diante das imposições de isolamento social trazidas pelo novo coronavírus. O conteúdo do evento será disponibilizado no canal do MPAM no YouTube.

Após a abertura do evento, os palestrantes – Promotores de Justiça Darlan Benevides e Ednaldo Medeiros – discorreram sobre o papel do Ministério Público diante das alterações introduzidas pela Lei Anticrime, apontando pontos de maior dificuldade de interpretação quanto à aplicação do acordo de não persecução penal em casos concretos de crimes como tráfico de entorpecentes, estelionato e outros.

Após as palestras, os debatedores – Promotores de Justiça Leonardo Abinader e Mário Ypiranga Monteiro Neto - apresentaram questões relativas ao tema, que foram, na sequência, respondidas pelos palestrantes. A parte final do webnário foi dedicada à participação do público assistente. As questões formuladas no chat do sistema foram respondidas de forma alternada pelos palestrantes. O I Webnário Criminal do MPAM segue amanhã, 28/05, de 9h a 12h, e pode ser acompanhado, ao vivo, pelo link  https://bit.ly/3d8vQow. 

PROGRAMAÇÃO - 28 DE MAIO (quinta-feira)

9h – Abertura

André Virgílio Belota Seffair (Promotor de Justiça - Chefe do CEAF/MPAM)

9h05 – Confisco Alargado e a atuação do MP

Conferencista: André Epifânio (Promotor de Justiça do MPAM)

Debatedores: Mario Ypiranga Neto, Leonardo Nobre e Jefferson Neves de Carvalho (Promotores de Justiça do MPAM)

10h– Esclarecimento de dúvidas - Debate

10h30 – Mudanças práticas no Arquivamento do I.P (art. 28- CPP) e o papel do MP para a sua efetivação.

Conferencista: Darlan Benevides (Promotor de Justiça do MPAM)

Debatedores: Mario Ypiranga Neto, Leonardo Nobre e Jefferson Neves de Carvalho (Promotores de Justiça do MPAM)

11h30 – Esclarecimento de dúvidas - Debates

12h - Encerramento do dia 2

 

Texto: Milene Miranda - ASCOM MPAM

Foto: reprodução de tela de computador