PGJ saúda novos dirigentes do TJAM ressaltando os desafios e as mudanças de paradigmas do sistema de Justiça

PRINT DRA LEDA falando cf3c0

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) esteve representado, nesta sexta-feira (4/06), na solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas que vão dirigir a casa no biênio 2020-2022. Em nome do MPAM, a Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, discursou para os participantes da solenidade realizada por videoconferência.

Na sua fala, a PGJ ressaltou que a pandemia do novo coronavírus que assola o Mundo impõe a necessidade de mudanças de paradigmas a todos os operadores do sistema de Justiça brasileiro. “ Maiores serão os desafios impostos às estruturas de Estado, onde se inclui o TJ, após a pandemia que abalou o Mundo e mudou o curso do processo civilizatório. Os impactos causados pela covid 19 se produzem em dimensões. Essa realidade atípica imposta nos remete a novos paradigmas de atuação, a novas interações humanas e institucionais que incluem, necessariamente, um compromisso maior de homens e mulheres que integram essa Nação com os valores da justiça, da igualdade, da solidariedade, da convivência fraterna”, disse Leda Albuquerque.

Ainda sobre a busca pela modernidade dos serviços jurisdicionais prestados à sociedade, Leda Albuquer ressaltou que “esse conceito moderno de Justiça, a que me refiro, exige transparência, integração, resolutividade, nas ações de todos os agentes envolvidos no sistema de Justiça. É necessário reconhecer, dentro dessa perspectiva, a sobrecarga de trabalho do Tribunal, do MP, da Defensoria. A complexidade das questões sociais postas em exame e, por vezes, as difíceis demandas que remetem a custos que não podem e não devem ser ignorados”.

Presença feminina no comando da Corte

Tomaram posse os desembargadores Domingos Jorge Chalub, como presidente da Corte; Carla Maria Santos dos Reis, como vice-presidente; e Nélia Caminha Jorge, como corregedora-geral de Justiça. Esta será a primeira vez em mais de cem anos de existência da Corte que duas mulheres passam a exercer os principais cargos de direção do órgão na mesma gestão. Sobre essa participação feminina no alto escalão do Judiciário amazonense, a Procuradora-Geral afirmou ao novo presidente do TJA, desembargador Jorge Chalub, que “constata com alegria que o senhor tamém tem ao seu lado duas mulheres valorosas, competentes, firmes”, citando os nomes das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha.

A chefa do Ministério Público estadual também agradeceu a parceria institucional da direção do TJA, tendo à frente o desembargador Yêdo Simões, que deixou o cargo de presidente. E finalizou reiterando o apoio do MPAM à equipe que assume sob o comando do desembargador Chalub, rogando êxito “em suas novas atribuições”.

A solenidade contou também com a participação, integrando a mesa de honra virtual, de diversas autoridades, dentre as quais o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Faria Mello; o presidente eleito do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins; o ministro do STJ, Mauro Campbell Marques; o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima; o prefeito de Manaus, Arthur Neto; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Josué Neto; o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva; a desembargadora Francisca Rita Alencar, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região (TRT11); o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), conselheiro Mário Mello; o defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva; a presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), juíza de Direito Renata Gil; o presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), juiz de Direito Luís Márcio Nascimento Albuquerque; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Marco Aurélio Choy e de todos os desembargadores da Corte Estadual de Justiça.

PRINT FALA DRA LEDA POSSE TJAM d086b

Texto: Arnoldo Santos com informações da Divisão de Divulgação e Imprensa do TJA

Imagens: reprodução de tela de computador