Plano de Retorno às Atividades Presenciais do MPAM é “enaltecido” pela FVS

MPAM 1º DIA RETORNO 27 07 42e68

O Plano de Retorno às Atividades Presenciais Pós Quarentena do Ministério Público do Amazonas (MPAM) foi aprovado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). As medidas do plano foram submetidas à análise da FVS no fim do mês de julho e a resposta do Órgão foi encaminhada ao MPAM. Os técnicos da FVS entenderam que o plano “contempla as medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 no ambiente de trabalho”.


“Diante do exposto, parabenizo pelo trabalho realizado por essa direção (MPAM) e pelo grupo de trabalho responsável pela elaboração do referido plano de retorno às atividades, entendendo que as medidas propostas irão propiciar segurança aos colaboradores e usuários do Ministério Público do Estado do Amazonas em seu retorno a essas atividades”, disse, no documento oficial, a Diretora Presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto.


Em decorrência da pandemia de Covid-19, no dia 19/03, as atividades presenciais foram suspensas nas unidades do MPAM, que passou a funcionar em regime de trabalho remoto. O trabalho presencial foi retomado, gradualmente, desde o dia 27/07, com o retorno às instalações físicas do MPAM de 245 pessoas. No dia 01/09, o quarto e último grupo de Membros, servidores e estagiários voltaram ao trabalho presencial.


Para o retorno das atividades ao regime presencial, foi realizada uma pesquisa para conhecer a realidade de todos, gerando um banco de dados para a composição dos quatro grupos e para o estabelecimento de medidas de segurança adequadas às necessidades das pessoas. Entre as medidas adotadas foi feita a reorganização dos espaços internos dos prédios, estabelecimento de lotação máxima por sala, rodízio entre pessoas para evitar superlotação, sinalização e definição de regras para a circulação de pessoas nas dependências, inclusive dos visitantes.


Definidos os quatro grupos, com o objetivo de propiciar um retorno seguro, organizado e controlado, com total prioridade da segurança e saúde de todos os que atuam e interagem no ambiente interno da Instituição, o plano teve, então, quatro ciclos de testagem de identificação qualitativa de anticorpos IgM e IgG para anti Covid-19 em amostras de sangue. Após os resultados, Membros, servidores e estagiários que se encontravam em situação segura, não infectados e fora do período de transmissão, retornaram às atividades. Aqueles que testaram positivo cumpriram quarentena, além de serem submetidos a novo teste.

Texto: Jhualissom Veiga - ASCOM MPAM - Editado por Alessandro Malveira - ASCOM MPAM

Foto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM