Núcleo de Autocomposição do MPAM completa um ano de atividades

 

FACHADA NUPA 4d92e

O Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas - NUPA-MPAM completou um ano desde sua inauguração ocorrida em setembro de 2019. Com foco na realização de política pública de pacificação social, o órgão utiliza-se dos métodos adequados de soluções de conflitos como eficiente meio de realizar justiça à medida que, ao propor soluções pacíficas e amigáveis de resolução de controvérsias, transforma o paradigma adversarial, enquadrando-se à nova visão de justiça, na qual o valor transformativo dos cidadãos envolvidos no conflito sincroniza-se com o aspecto resolutivo, proporcionando ganhos mútuos aos interessados.

Com efeito, a finalidade atribuída a este Núcleo alinha-se, sobremaneira, à nova dinâmica que deve ser empreendida pelo Ministério Público brasileiro quanto à atuação resolutiva, em conformidade com a Recomendação CNMP nº. 54, de 28 de março de 2017, a qual dispõe a respeito da Política Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva.

Em conformidade com o artigo 3º. do ATO nº. 208/2018/PGJ, o NUPA-MPAM vem atuando na interlocução com membros do Ministério Público amazonense, com os Ministérios Públicos de outros estados, bem ainda com poderes constituídos, órgãos, instituições, entidades privadas, parceiros institucionais e sociedade civil, com o fito de estimular ações e programas voltados à implementação de mecanismos de autocomposição.

 

Para saber mais sobre a atuação do NUPA-MPAM, clique no painel abaixo.

PAINEL NUPA 287bd

 

#nupampam
#mpam
#resoluçãodeconflitos
#conciliação
#conciliaçãodeconflitos
#conciliaçãobrasil
#conciliaçãoextrajudicial
#mediação
#mediaçãobrasil
#paz
#comunicaçãonãoviolenta
#justiçarestaurativa
#direitosistêmico
#pensamentosistêmico
#constelaçãosistêmica
#transformaçãosocial
#culturadapaz
#práticascirculares
#circulorestaurativo
#circulodeconstruçãodepaz
#circulodepaz

Texto: Assessoria do NUPA MPAM

Fotos: Ascom MPAM e NUPA

Texto atualizado às 8h54 de 24.09.2020 para inserção de informações.