Domingo é dia de falar de Literatura, no MPAM

série NOSSOS AUTORES menor 11850
O Portal de notícias do MPAM começa, hoje, a mostrar a produção intelectual dos membros e servidores do Ministério Público nas mais diversas áreas. A série "Nossos Autores" estará sempre aos domingos, publicada em forma de reportagens, mas exibindo também uma entrevista com o(s) autore(s). Já mostramos outras obras, mas agora deixemos marcado o dia certo de postarmos conteúdo dessa natureza aqui no www.mpam.mp.br . A ideia é irmos atrás das obras que já foram publicadas, resgatá-las em um registro que fique em espaço permanente para consulta aqui no Portal. Autores do MPAM, podem esperar o contato da nossa equipe. Portanto, desejamos boa leitura!

Autor da Semana

SAMARTIN menor c084d

O Promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia, da 105ª Promotoria de Justiça com atuação no Tribunal do Júri, publicou o livro "Democracia, desenvolvimento e voto livre". A obra é resultado do curso de mestrado que teve como objeto de pesquisa a democracia, onde ele pesquisou e analisou se "o voto é um ato livre nas eleições municipais do Amazonas". A obra traz uma análise do desenvolvimento tanto humano quanto democrático da sociedade, cruzando informações dos dados do Tribunal Regional Eleitoral a respeito da quantidade de eleitores, comparecimento nas eleições de 2012 e 2016 e os dados econômicos dos municípios registrados pelo IBGE. A partir desse ponto, o autor faz a verificação se "o cidadão tem o livre arbítrio de escolher seu candidato".

Trazendo reflexões a respeito do aprimoramento democrático nas eleições municipais do Amazonas, confrontando a realidade política dos municípios amazonenses, onde se vê que a democracia está em processo de mudanças, com um pensamento acerca da proximidade de um processo democrático ideal para a sociedade.

"o primeiro ponto que a gente examina a democracia, parte da óptica de que ela não é, como parece ser, uma realidade estática, a democracia ela não imposta porque a constituição diz que devemos viver em um estado democrático de direito, é um conceito que comporta uma análise dinâmica de evolução e involução" ressalta o autor da obra.

O livro já está disponível na versão online na página da editora Lúmem Juris, e por conta da Pandemia de Covid19, ainda não tem data marcada para o lançamento físico presencial. Samartin assumiu, nessa semana, a chefia do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPAM, o CEAF.

LIVRO SAMARTIN cf9cb

Entrevista

Assista à entrevista com o Promotor Alessandro Samartin, no canal do MPAM do Youtube. Clique Aqui.

 

Veja reportagens mais recentes, publicadas pelo Portal do MPAM, sobre a produção literária no MPAM

 

Servidor do MPAM tem livro dedicado a concurseiros, com dicas e linguagem fácil

Promotora do AM participa de obra publicada pela Universidade de Lisboa

Membros e servidores do MPAM prestigiam lançamento de livro do poeta-servidor

MPAM lança plataforma informatizada para detectar casos de tortura no Amazonas

 

Texto e foto: Jhualisson Veiga - ASCOM MPAM

Edição: Arnoldo Santos

Foto: Jhualisson Veiga