Dia do Conselheiro Tutelar é comentado por membros do MP que trabalham com Crianças e Adolescentes

DRA VANIA d16f0

No dia nacional dedicado aos Conselheiros Tutelares, 18 de novembro, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância e Juventude (CAO IJ), Promotora de Justiça Vânia Marinho (foto), falou da importância desta função pública, escolhida pelo voto popular, para a defesa permanente dos direitos das crianças e adolescentes.

Em um vídeo, gravado para o site do MPAM, a coordenadora do CAO IJ, afirmou que "ele é a porta de entrada das demandas da infância e da juventude e isso é de uma relevância ímpar". Vânia Marinho completa, ainda, que "é necessário que cada um de nós reconheça a importância e trabalhe no sentido de fortalece a estruturação dos conselhos tutelares, porque, através deles, e dos conselheiros, é que nós podemos almejar, um dia, dar plena efetividade a essa garantia prevista em lei e que necessita vir para o mundo real", afirmou.

Em outubro de 2019, o Ministério Público mobilizou dezenas de Promotores e Promotoras de Justiça para acompanhar, em cada município do Estado, a eleição para conselheiros tutelares. Em Manaus, o pleito foi acompanhado pelas Promotoras Nilda Souza e Romina Carvalho.

"O conselho tutelar é um dos principais órgãos do sistema de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Esse modelo permite uma parceria entre o poder público e a sociedade civil para elaborar, monitorar e executar todas as políticas voltadas para o universo da infância e adolescência", lembra a Promotora Nilda Souza, titular da 27ª Promotoria de Justiça de Infância e Juventude, da capital.

O Conselheiro Tutelar na área criminal

O Promotor de Justiça Rodrigo Miranda Leão Júnior, que trabalhar na 69ª Promotoria de Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, vê a importância do Conselheiro Tutelar por ser o representante da comunidade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes., atuando na linha de frente do atendimento. "E esse atendimento não é apenas de crianças e adolescentes em situação de risco mas, também, do pais aconselhando-os sobre medidas de proteção. O conselheiro tutelar é parceiro do Ministério Público, encaminhando Notícias de Fato de infrações administrativas ou penais contra os direitos da criança e do adolescente", afirma Rodrigo Miranda Leão.

No caso específico de violência sexual, o Promotor diz que cabe ao conselheiro tutelar, quando tiver conhecimento do fato, efetuar o registro do atendimento realizado, do qual deverão constar as informações coletadas com o familiar ou o acompanhante da criança ou do adolescente e aquelas necessárias à aplicação da medida de proteção da criança ou do adolescente. "Parabéns a todos os conselheiros tutelares por este trabalho tão importante de ser o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente", finaliza.

 

Assista ao vídeo, na íntegra. Clique Aqui.

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Foto: reprodução de tela

Últimas Notícias
Covid-19: Em Coari, Ações do MP pedem leitos de UTI e tenta impedir mais mortes por falta de insumos como o oxigênio na cidade

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, por meio da Promotoria de Justiça de Coari ajuizou Ação Civil Pública com...
Covid-19: Em Itacoatiara, MP e DPE pedem reforço da fiscalização das medidas restritivas

Notícias
O Ministério Público (MPAM) e a Defensoria Pública do Estado(DPE) cobraram da prefeitura de Itacoatiara, em forma de...
Nesta quinta-feira: MPs e Tribunais de Conta do país discutem o abandono escolar com quase um ano de pandemia

Notícias
Os órgãos de controle têm um importante papel no acompanhamento e na fiscalização das ações de gestores...
Covid-19: MPAM recomenda ao município de Humaitá transparência nas compras feitas no combate à pandemia

Notícias
O Ministério Público do Amazonas por meio da Promotoria de Justiça de Humaitá, expediu recomendação ao Município...