"Um passo compatível com a grandeza do MP", afirma o PGJ sobre a eleição virtual para o CSMP

PGJ menor b3d4b

O Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, agradeceu a participação de toda a Comissão Eleitoral, composta por membros do MP, que, com a ajuda dos servidores de vários setores fizeram essa primeira eleição totalmente digital virar uma realidade. E considerou a importância sólida para o futuro da instituição embasado na atualização tecnológica que os tempos atuais exigem. Leia, na íntegra, a mensagem de avaliação do PGJ:

 

O preço da grandeza é a responsabilidade.

(Winston Churchill)

O Ministério Público do Amazonas, hoje, deu um passo responsável compatível com a sua grandeza de defensor do regime democrático.

A democracia exige instituições fortes, eleições periódicas, livres, seguras e eficientes como lembra Robert Dahl. A adoção de um sistema eletrônico de votação, neste período tão difícil da nossa história - em que o distanciamento e o isolamento são ferramentas necessárias de combate à COVID - é um ato de respeito e um dever cívico para com as vítimas fatais desta pandemia.

Churchill dizia que um otimista enxerga a dificuldade como uma oportunidade e o pessimista vê a oportunidade como uma dificuldade. Somos otimistas e enfrentamos as adversidades com o olhar de quem entende a responsabilidade de ser grande e compreende a sua capacidade de vencer os desafios.

A concretização da primeira eleição eletrônica do MPAM desterritorializou os limites físicos da sede ministerial e ampliou, de forma inclusiva, verdadeiramente a participação democrática de todos os integrantes da carreira.

Um processo absolutamente seguro, confiável e eficiente que garantiu a manifestação igualitária dos agentes ministeriais na escolha dos integrante do Conselho Superior do MPAM. A história está posta, a tecnologia se impôs sobre a burocracia, como realidade inevitável, e as portas do amanhã se abriram.

O novo CSMP nasce sob o manto dos avanços da tecnologia e, portanto, entra para a história da instituição. Instituição que é formada por membros e servidores de altíssima qualidade e que envidaram todos os esforços para a concretização dos avanços que vimos hoje.

Tenho orgulho de liderar esses processos de transformação do nosso Ministério Público, pois além de otimista também somos visionários apaixonados por enfrentar desafios com a mentalidade de aprender com as falhas e nunca desistir de construir o melhor para todos e todas. Hoje, os capítulos do amanhã começaram a ser escritos com as indeléveis marcas da responsabilidade, da grandeza e da inovação do MPAM.

Por fim, agradeço o empenho da Comissão Eleitoral e dos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Assessoria de Comunicação e da Secretaria dos Órgãos Colegiados, que levaram todo o processo eleitoral sob a maior lisura, responsabilidade e compromisso. Prova tal que o resultado desta primeira experiência logrou êxito incontestável. E aos colegas, senhores e senhoras promotores e procuradores de Justiça, pela participação maciça e histórica.

A todos, o meu muito obrigado.

Alberto Rodrigues do Nascimento Jùnior

Procurador-Geral de Justiça