Seminário sobre cidadania e protagonismo da mulher na pandemia encerra debatendo Direito, Gênero e as Mulheres na liderança no mundo de pandemia

 

SEMIÁRIO 12 03 menorzinho 1a5da

SEMINÁRIO 12 03 menorzinho 6d3b2

A Semana da Mulher no Ministério Público do Amazonas será finalizada, na tarde desta sexta-feira (12/03), com o 5º dia do Seminário "MP 5.0: cidadania e protagonismo da mulher em tempos de pandemia". O evento, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com os CAOPDC, CAOCRIM e CAOIJ, apresentou uma série de conferências sobre o protagonismo da mulher na atuação da atividade-fim do MPAM e os problemas enfrentados pela instituição na defesa da cidadania e dos direitos das mulheres durante a pandemia de COVID-19.

Na programação de hoje, o evento conta com a participação das promotoras de Justiça do MPAM, Cley Barbosa Martins e Christiane Dolzany, além da promotora de Justiça do Ministério Publico de São Paulo Maria Gabriela Manssur que vai falar sobre Mulheres, Direito e Gênero, e da conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, Fernanda Marinela, que vai abordar sobre "Mulheres na Liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19".

O evento começa às 14h e as inscrições ainda podem ser feitas ainda pelo link https://doity.com.br/ceaf-mpam . E pra quem já está inscrito no evento, o acesso às conferências se dá pelo mesmo link utilizado nos dias anteriores. Nesses quatro dias de evento, o seminário contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, do coordenador do CEAF, promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia, de vários membros e servidores do MPAM, além do público externo local e de outras unidades da Federação. O encerramento de hoje será feito pela Secretária-Geral do MP, promotora de Justiça Lilian Maria Pires Stone.

O seminário, portanto, abre definitivamente as portas e os canais de valorização da mulher e destaca a importância e o brilho do protagonismo das integrantes da carreira ministerial na construção da cidadania do povo amazonense, tanto na capital quanto no interior. Por isso, germina as sementes do brilho e do protagonismo da mulher integrante da carreira ministerial, além de destacar a força e a capacidade transformadora do Ministério Público.

MONTAGEM CARDS 16dce

Palestras de ontem

Nesta quinta-feira, o 4º dia do Seminário contou com a participação das promotoras de Justiça do MPAM, Karla Cristina da Silva e Renata Cintrão, e da promotora de Justiça do MP de São Paulo,  Mirella Monteiro, além da Corregedora-Geral do MPAM, procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva como mediadora.

No primeiro momento, abordaram-se os desafios da garantia do direito a educação em tempos de pandemia explanados pela Dra. Mirella Monteiro, que contou com a mediação da Dra. Jussara Pordeus, momento em que foi destacada a atuação das promotoras de Justiça da capital e do interior do Amazonas acerca do tema. No segundo momento, a promotora Renata Cintrão mediou os debates sobre a atuação ministerial em defesa das crianças órfãs em razão da pandemia, tema explanado pela promotora Karla Cristina da Silva, com destaque para a necessidade de um olhar diferenciado não apenas com o luto sofrido por essas crianças, mas também para o acolhimento adequado das crianças portadoras de deficiência física seja em programas públicos de colocação em família substituta, seja em reinserção da criança em família extensa.

O evento conta com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional do Ministério Público