ACONTECE MPAM: PGJ Alberto Nascimento prestigia posse do novo presidente do TRE-AM

WhatsApp Image 2021-04-08 at 16.04.15 15927

O Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues Nascimento Júnior prestigiou, na manhã de hoje, 08/04, a posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Wellington José de Araújo, que assume a vaga aberta com o falecimento do desembargador Aristóteles Lima Thury, ocorrido no dia 14/02. A sessão solene por videoconferência foi transmitida ao vivo pelo YouTube e presidida pelo desembargador e vice-presidente do TRE-AM, Jorge Manoel Lopes Lins. Em seu discurso, o PGJ Alberto Nascimento Júnior registrou o duplo sentimento experimentado por todos naquele momento. “Peço desculpas pela emoção dessas breves palavras, afinal a alegria pela posse ora deflagrada resvala no profundo pesar pela passagem do Desembargador Aristóteles Lima Thury, a quem rendo homenagens e orações em testemunho da admiração e do respeito de todos os integrantes de nossa Casa Ministerial”.

Apontando os desafios enfrentados por Aristóteles Thury na realização das eleições municipais em um estado de proporções continentais durante a pandemia, o PGJ reiterou a própria confiança quanto ao êxito do novo presidente do tribunal eleitoral, desembargador Wellington José de Araújo, à frente da “gigantesca e honrosa operacionalização do calendário eleitoral e análise das candidaturas com vistas às eleições estaduais e nacionais de 2022”. “O parquet amazonense e todo seu capital humano, Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e servidores ministeriais, guardam a incólume certeza da excelência, da lisura e da solidez que ossa Excelência imprimirá à sua gestão. Sua ética, sua cultura jurídica, sua trajetória pessoal e profissional, é o que nos permite, Desembargador, tecer tais afirmações”, declarou Alberto Nascimento Júnior.

A cerimônia

Na abertura da sessão, o então presidente em exercício do TRE-AM, desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, falou sobre os impositivos decorrentes da pandemia, prestando homenagem póstuma ao desembargador Aristóteles Thury, junto de quem tivera a honra de atuar no TRE-AM. “Na vida, pouquíssimas situações estão sob nosso controle. Enquanto integrantes deste Poder Judiciário, estamos aqui para servir e servir com humildade, que a chave para vencer qualquer desafio. A humildade é ferramenta que deve ser constantemente desenvolvida diante de cada desafio, de cada oportunidade, é a chave que abre todas as portas. Como integrantes desse Poder Judiciário, devemos voltar os nossos esforços ao atendimento das necessidades dos cidadãos”, declarou.

O pleno do TRE-AM foi composto, na cerimônia, pelos desembargadores eleitorais Wellington José de Araújo, Victor Liuzzi Gomes, Márcio André Lopes Cavalcante, Mirza Telma de Oliveira Cunha, Fabrício Frota Marques, Luiz Felipe Avelino Medina, pelo Procurador Regional Eleitoral Rafael da Silva Rocha. A mesa de honra foi composta pelo representante do governo do Amazonas, o chefe da Casa Civil Flávio Cordeiro Antony Filho; deputado estadual Roberto Maia Cidade Filho, presidente da ALEAM; desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, vice-presidente do TJAM; Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; ministro do STJ Mauro Luiz Campbell Marques, membro efetivo do TSE; Thiago Nobre Rosas, Subdefensor Público Geral do Amazonas; David Antônio Pereira de Almeida, prefeito de Manaus; vereador Davi Valente Reis, presidente da Câmara Municipal de Manaus; desembargador Fernando Cerqueira, presidente do TRE-PE; desembargador Joaz de Brito Ferreira Filho, presidente do TRE-PB; e Greciane Benayon, presidenta da OAB-AM.