Servidores devem ser exonerados após investigação de caso de nepotismo em Tapauá

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Tapauá, recomendou ao Prefeito do município que exonere dois servidores que exercem função em cargos comissionados no âmbito do Poder Executivo Municipal. A investigação iniciou-se após publicação de matéria jornalística pela imprensa local. O Promotor de Justiça Bruno Batista constatou que os funcionários possuem relação de parentesco com o atual prefeito, Gamaliel Andrade de Almeida.

No curso do Procedimento Preparatório, foi constatado que os senhores Paulo Adnael Andrade de Almeida e Arlinda Marta Andrade de Almeida, irmãos do prefeito e ocupantes de cargos políticos, como secretários municipais, possuem qualificação para o exercício, na linha do que estabelece o atual atendimento do STJ acerca da aplicação da Súmula Vinculante 13.

"Os servidores Bezaleel Andrade de Almeida e Osvaldo Rabelo de Andrade, respectivamente, irmão e tio do prefeito, não ocupam cargos políticos e, por essa razão, a nomeação deles é considerada nepotismo, de acordo com a súmula vinculante nº 13, do Supremo Tribunal de Justiça (STF)", informou o Promotor de Justiça.

Caso o Prefeito não acate a recomendação, o MP ingressará com ação de improbidade administrativa, nos termos da Lei n. 8.429/92.

Últimas Notícias
PGJ consolida medidas de segurança em reunião com o comando do CBMAM

Notícias
O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve reunido, na tarde do dia...
MPAM e MPF ouvem lideranças indígenas da calha do alto Rio Negro para traçar linhas de atuação

Notícias
O Ministério Publico do Amazonas (MPAM), pela Promotoria de Justiça de Barcelos, promoveu, nesta quarta-feira, 09/10,...
Promotora do MPAM medeia debate em encontro da área de Educação no MP de Alagoas

Notícias
Diante dos desafios enfrentados por todos os estados do Brasil em decorrência da situação emergencial causada pela...
MPAM quer detecção precoce do autismo na rede de saúde e educação

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, por meio da 54ª Promotoria de Justiça da Saúde, instaurou dois procedimentos...