MPAM participa de inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família Zona Leste/ Norte

inauguralcaocejusc 114a5

A coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (Nupa/MPAM), Promotora de Justiça Anabel Mendonça, representando o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou, ontem, 29, da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos das Varas de Família (Cejusc Zona Leste/ Norte). A solenidade foi conduzida pela Des. Socorro Guedes Moura, Coordenadora das Varas de Família, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, pelo presidente do Sistema Permanente de Mediação e Conciliação, desembargador Delcio Luis Santos e o Juiz Gildo Alves de Carvalho, Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas - Nepmec.

"O Ministério Público se sente muito honrado por ter participado deste momento, afinal, estamos na Era do Ministério Público sociotransformativo. Durante muito tempo, a importância da liberdade e a da igualdade de quem exerce a cidadania eram as valências consideradas como prioridades máximas, contudo, tem-se hoje que releva atentar para a valência da fraternidade, também prevista no preâmbulo da Constituição Federal. A criação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos - CEJUSCs, já é resultado dessa vertente cada vez mais em ascensão dentro do sistema de Justiça", declarou a Promotora de Justiça Anabel Mendonça.

O Cejusc Zona Leste/Norte fica localizado no Fórum Desembargador Azarias Menescal de Vasconcelos, no Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. A unidade foi criada para atuar com as metodologias da conciliação e da mediação no âmbito dos conflitos familiaristas na referida região. "Por meio do seu funcionamento, as pessoas poderão obter o acolhimento necessário, humanizado, sendo-lhes garantida uma escuta qualificada, eficaz e fundamental para a transformação dos conflitos na Comunidade, ressaltou a coordenadora do Nupa/MPAM.

 

Foto: TJAM