MP do Amazonas terá ação interinstitucional para emissão de nova Carteira de Identidade Nacional

Criado: Terça, 22 Abril 2025 16:18
Publicado: Terça, 22 Abril 2025 16:18

220425 Ação nova identidade Lennon Costa 2 82d5b

Projeto “MP Cidadão Digital” ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril, na sede do MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do projeto de cidadania institucional “MP Cidadão Digital”, realizará, nos dias 29 e 30 de abril, uma ação interinstitucional para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como RG Digital, voltada a membros, servidores, estagiários, terceirizados e aposentados do órgão. A ação ocorrerá das 8h às 15h, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do parquet.

A iniciativa é fruto de parceria entre o MPAM e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Instituto de Identificação, e tem como objetivo facilitar o acesso à regularização documental civil, valorizando os colaboradores da instituição e promovendo a cidadania digital.  

A ação permitirá que a emissão da nova CIN ocorra de forma ágil, com coleta de dados biométricos e entrega programada do documento diretamente no MPAM. O atendimento será realizado por equipe especializada da SSP-AM, garantindo praticidade e reduzindo a necessidade de deslocamento dos beneficiários às unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).  

Durante os dois dias de atendimento, os participantes poderão solicitar a emissão da nova CIN. O documento unifica o número do CPF como identificador nacional e integra dados de outros registros em formato digital, proporcionando mais segurança, agilidade e padronização em todo o país. 

Para o atendimento, é necessário apresentar CPF (ou espelho da Receita Federal), Certidão de Nascimento (ou de Casamento, se houver), certidão com averbação de divórcio (se for o caso), além de um comprovante de residência original. Também podem ser apresentados documentos opcionais como CNH, Título de Eleitor, Cartão do SUS, Carteira de Trabalho, Registro Militar ou comprovante de doação de órgãos. 


Texto: Sofia Lourenço
Foto: Lennon Costa