Evento teve como objetivo fomentar diálogos sobre a importância da resolução harmoniosa de conflitos no ambiente escolar
Nesta quinta-feira (15/05), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu a palestra “A Epistemologia Restaurativa na rede de educação do Estado do Amazonas – Projeto Escola em Paz – Fomento à Cultura da Paz”. A atividade foi ministrada pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Institucionais (Subjur), Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, das 9h às 11h30, no Auditório Gebes Medeiros, na sede do MP.
A iniciativa contou com a presença do subsecretário da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Arone Bentes, além de gestores, assessores e pedagogos das escolas municipais de educação. O objetivo da palestra foi fomentar a discussão acerca da justiça restaurativa nas escolas do Estado do Amazonas, por meio do projeto – que visa promover um ambiente harmonioso nas instituições de educação, incentivando a resolução de conflitos.
Durante a palestra, foram abordados temas como a atual escalada de violência nas escolas, com apresentação de relatos de estudantes vítimas de agressão e casos de professores ameaçados por alunos dentro do ambiente escolar, bem como o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece objetivos, metas e estratégias para a educação no Brasil. Foi discutido, ainda, como uma agressão sofrida na infância ou na adolescência pode acarretar a perpetuação do ciclo de violência pela pessoa quando adulta.
Na ocasião, a subprocuradora-geral destacou a importância do diálogo na resolução de problemas e ressaltou que um dos pilares do projeto é fazer com que os ofensores compreendam as consequências de seus atos, além de atuar na reparação dos danos causados às vítimas. “A justiça restaurativa não trabalha pelas pessoas ou para as pessoas, ela trabalha com as pessoas. Essa é a grande diferença”, completou.
O evento teve como público-alvo servidores, membros e estagiários do MPAM. A mesa foi composta também pela promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do MPAM (Nupa), Yara Rebeca Albuquerque Marinho de Paula, e pelo chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar, Luiz Antônio Oliveira.
Texto e foto: Grazi Silva