Projeto Sementes do Futuro, do MPAM, realiza atividade com estudantes no Bosque da Ciência do Inpa

Criado: Quinta, 24 Julho 2025 16:35
Publicado: Quinta, 24 Julho 2025 16:35

240725 Sementes do Futuro Inpa Vanessa Adna 3 5fb51

Alunos do 6° ano da Ceti Auréa Braga participaram de trilha educativa

Com o intuito de fomentar a consciência ambiental e apresentar, na prática, a fauna e flora amazônicas, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu uma visita guiada ao Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). A atividade, parte do projeto “Sementes do Futuro”, contemplou alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Auréa Pinheiro Braga, na manhã desta quinta-feira (24/07).

Os alunos fizeram uma trilha educativa e puderam conhecer espécies de animais amazônicos, vegetações típicas da região e a exposição no espaço temático Casa da Ciência. A atividade foi guiada pela servidora do Inpa, Fernanda Nascimento.

A promotora Lílian Maria Pires Stone, titular da 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (Prodemaph) e coordenadora do projeto, ressaltou que o objetivo principal é tornar os alunos multiplicadores da importância da preservação e conservação da natureza. “O Bosque é só um pedacinho do meio ambiente e, para que permaneça e seja acessível a todos, os alunos precisam ser sementes do futuro. Que elas aprendam a respeitar o meio ambiente, a não arrancar plantas, a jogar o lixo no lugar correto, a não perturbar os animais. Essas e outras lições precisam ser absorvidas e repassadas adiante”, comentou.

Durante a atividade, os alunos visitaram o tanque de reabilitação dos peixes-boi, o viveiro dos jacarés, o aquário das ariranhas, o lago amazônico — com quelônios, tartarugas, insetos aquáticos e diversas espécies de peixes —, além de pássaros e plantas aquáticas. Os estudantes também conheceram a unidade demonstrativa de abelhas-sem-ferrão. Os visitantes se impressionaram com a Ilha da Tanimbuca, espaço com sumaúmas, palmeiras nativas e com a tanimbuca, uma árvore de grande porte com mais de 600 anos.

240725 Sementes do Futuro Inpa Vanessa Adna 2 62800

Na etapa final da trilha, os estudantes visitaram a exposição permanente da Casa da Ciência, um espaço que contém um acervo científico de peixes amazônicos, sapos, répteis, animais vertebrados e invertebrados, além da maior folha do mundo. Os alunos puderam adentrar a sala imersiva e tiveram a experiência sensorial e acústica da floresta amazônica. No final da experiência, a promotora entregou a cartilha “Sementes do Futuro”, com sementes de mudas de plantas.

“Essa iniciativa é muito importante. Na escola, eles têm programas e eventos que conscientizam sobre o meio ambiente, mas, com experiências como esta, de forma palpável, eles entendem na prática a importância da preservação”, declarou a professora Talessa Cavalcanti. “Foi a primeira vez que eu vim. A Casa da Ciência foi a parte que eu mais gostei de conhecer, pois pude ver os fósseis, as curiosidades sobre os animais e ouvir como eles se comunicam na floresta”, comentou a estudante do 6° ano, Larissa Silva.


Texto e foto: Vanessa Adna