Práticas restaurativas e mediação de conflitos são temas da 5ª edição do projeto “MPAM Acolhe”

Criado: Terça, 29 Julho 2025 17:54
Publicado: Terça, 29 Julho 2025 17:54

290725 MPAM Acolhe 5ª edição Hirailton Gomes 2 a17da

Evento acontece nesta quinta-feira (31) e visa ampliar o diálogo com a sociedade e fortalecer práticas de escuta e mediação de conflitos

Com o objetivo de fortalecer uma cultura de escuta, acolhimento e diálogo com a sociedade, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizará, nesta quinta-feira (31/07), às 14h, no hall do Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, a 5ª edição do projeto “MPAM Acolhe”. O tema desta edição será “O Ministério Público e a Justiça Restaurativa”.

A programação do evento contará com uma roda de conversa reunindo convidados com atuação em práticas restaurativas e mediação de conflitos. A proposta é fomentar reflexões e trocas de experiências sobre mecanismos que promovem a pacificação social e o fortalecimento das relações comunitárias por meio do diálogo e da reparação.

Institucionalizado por meio do Ato nº 127/2025/PGJ, o “MPAM Acolhe” tem como propósito divulgar as atribuições do órgão, fomentar a transparência e fortalecer ações voltadas ao interesse público.

A participação no evento é aberta ao público e não exige inscrição prévia.

Sobre o projeto

O “MPAM Acolhe” realiza encontros mensais com grupos historicamente vulnerabilizados, promovendo o contato direto e humanizado entre representantes do MP e a sociedade civil. Desde sua primeira edição, em março deste ano, o projeto já promoveu escutas e diálogos com diversos segmentos sociais, incluindo grupos de idosos, comunidades indígenas, população LGBTQIAPN+ e lideranças femininas.


Texto: Poliany Rodrigues
Foto: Hirailton Gomes