Nesta quarta (27), mais dois confrontos das quartas de final definem as últimas equipes semifinalistas
O 21º Júri Simulado do Ministério Público do Amazonas (MPAM) conheceu, nesta terça-feira (26/08), seus dois primeiros semifinalistas: os times da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Fametro. O primeiro sequer precisou “entrar em campo”, pois venceu o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa) por W.O. — do inglês “walkover”, quando um competidor ou equipe não comparece para a competição ou é desqualificado.
A segunda semifinalista, a Fametro, venceu a Faculdade Estácio, na tarde desta terça, em júri realizado no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo. O caso em julgamento tratou de um homicídio envolvendo três homens — a vítima, o réu e um comparsa — motivado por um possível furto de aparelho de DVD.
A sessão foi conduzida pela juíza Bárbara Nogueira, titular da 1ª Vara da Comarca de Manacapuru do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que ressaltou a importância da atividade para o aprendizado dos futuros profissionais. “Fico muito feliz com o convite do Ministério Público para participar do Júri Simulado. Trata-se de uma experiência enriquecedora, que contribui para a formação acadêmica e permite aos estudantes vivenciarem, de forma saudável e proveitosa, a prática do Tribunal do Júri”, destacou.
As quartas de final terminam nesta quarta (27), com dois confrontos:
J7: (Acusação) Santa Teresa x La Salle (Defesa) - 9h30;
J8: (Acusação) UniNorte x UEA (Defesa) - 14h30.
O evento
A 21ª edição do Júri Simulado homenageia a promotora de Justiça Christiane Dolzany de Araújo, falecida em outubro de 2024, por sua dedicação à defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade psicossocial.
O Júri Simulado do MPAM segue até sexta-feira (29), proporcionando aos acadêmicos a experiência prática da atuação em um Tribunal do Júri e estimulando o aprendizado por meio da vivência realista de casos criminais.
Texto: Sharline Freire e Lennon Costa
Foto: Hirailton Gomes | Para mais imagens, acesse a página do MPAM no Flickr