Setembro Amarelo: Projeto Escola em Paz do MP promove círculos de construção de paz em escolas municipais

Criado: Quinta, 18 Setembro 2025 16:05
Publicado: Quinta, 18 Setembro 2025 16:05

SetembroAmareloProjetoEscolaEmPazDoMPPromoveCirculosDeConstrucaoDePazEmEscolasMunicipais 12b8a

Atividade levou acolhimento emocional a alunos do 6º ao 9º ano

Nesta quarta-feira (17/09), o Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (Nupa/MPAM), por meio do projeto Escola em Paz, promoveu Círculos de Construção de Paz em cinco escolas da rede municipal de Manaus, em alusão ao Setembro Amarelo. A atividade, cujo tema foi “Escolha Sempre a Vida”, buscou incentivar o acolhimento emocional, a escuta ativa e a valorização da vida entre os estudantes.

Ao todo, dez facilitadores em Justiça Restaurativa participaram da ação de forma simultânea, atendendo alunos do 6º ao 9º ano em unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os encontros criaram um espaço de diálogo e expressão de sentimentos, contribuindo para fortalecer o ambiente escolar como um lugar de cuidado e apoio.

Para a facilitadora em Justiça Restaurativa do Nupa, Joseila Cruz, a iniciativa demonstra o compromisso do MPAM em colaborar com a promoção da saúde mental no ambiente escolar.

Hoje, estamos participando desta ação em cinco escolas da rede municipal, com o objetivo de promover o projeto ‘Escola em Paz’, que neste mês trabalha a temática do Setembro Amarelo. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da saúde mental, cuidando dos alunos e proporcionando momentos de bem-estar”, afirmou.

A ação integra o calendário de atividades do projeto Escola em Paz, realizado em parceria entre o MPAM e a Semed, com foco no fortalecimento de políticas de prevenção e valorização da vida no ambiente escolar.


Texto: Sharline Freire
Foto: Divulgação/MPAM