
De modo geral, estabelecimentos apresentaram boas condições, problemas pontuais e baixa taxa de evasão escolar.
No município de Eirunepé, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça local, realizou visitas técnicas às escolas estaduais, nesta semana, com o objetivo de verificar as condições estruturais, sanitárias, pedagógicas e de funcionamento das unidades de ensino.
As vistorias foram conduzidas pelo promotor de Justiça Cláudio Moisés Rodrigues Pereira, no âmbito do Procedimento Administrativo nº 186.2025.000026, instaurado para acompanhar e fiscalizar as políticas públicas voltadas à educação no município.
O município de Eirunepé conta com oito escolas estaduais, distribuídas entre os bairros Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, São José e Centro. Durante as visitas, foram observadas boas condições gerais em grande parte dos estabelecimentos, com estruturas adequadas, ambientes climatizados, banheiros limpos, merenda escolar regular e bem armazenada, além de baixa taxa de evasão escolar.
Dentro do cenário positivo, no entanto, foram identificados problemas pontuais em algumas delas, tais como falhas na rede elétrica, infiltrações, ausência de extintores de incêndio, necessidade de reformas em quadras esportivas e carência de funcionários para limpeza. Também foi observada a necessidade de melhorias na acessibilidade e de criação de espaços de recreação para alunos do ensino fundamental.
De acordo com o promotor de Justiça Cláudio Moisés, “as informações coletadas subsidiarão futuras ações fiscalizatórias e recomendações administrativas ao poder público, visando garantir o pleno funcionamento e a segurança das escolas estaduais”.
Texto: Ascom
Foto: Divulgação/MPAM