Com participação do MPAM, Yara Amazônia Lins toma posse de 3º mandato do TCE-AM

Criado: Segunda, 01 Dezembro 2025 17:25
Publicado: Segunda, 01 Dezembro 2025 17:25

011225 Posse TCE AM 2025 Divulgação Dicom TCE AM 2 f9c6d

A cerimônia reuniu mais de 800 pessoas no auditório da Corte de Contas

Nesta segunda-feira (01/11), em solenidade que contou com a presença do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a conselheira Yara Amazônia Lins tomou posse de seu terceiro mandato na presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). A cerimônia reuniu mais de 800 pessoas no auditório da Corte de Contas.

Yara Amazônia Lins se tornou a primeira conselheira a ser reeleita para a presidência, consolidando uma trajetória de meio século de atuação na Corte. Durante o discurso de posse, destacou a emoção de ser reconduzida ao cargo e agradeceu ao colegiado pela confiança renovada.

“Recebo com profunda honra e humildade a recondução ao cargo de presidente desta Casa e agradeço, de coração, a confiança que novamente depositam em mim. Assumo esta missão com humildade, mas também com coragem e senso de responsabilidade, pedindo o apoio de todos para seguirmos construindo um Tribunal íntegro e comprometido com aqueles a quem servimos”, afirmou.

A cerimônia também oficializou o novo corpo diretivo do TCE para o biênio 2026-2027. O conselheiro Josué Cláudio Neto assumirá a vice-presidência; Luis Fabian Barbosa ficará à frente da Corregedoria-Geral; Mario de Mello continuará como Ouvidor; e o conselheiro Júlio Pinheiro seguirá na coordenação da Escola de Contas Públicas (ECP). A definição dos presidentes das Câmaras será anunciada na primeira sessão plenária de 2026.

A solenidade contou com autoridades dos três poderes, entre elas a procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque; o governador Wilson Lima; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade; o vice-governador Tadeu de Souza; o prefeito de Manaus David Almeida; representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público de Contas; além de parlamentares estaduais e federais.

Na ocasião, a PGJ Leda Mara ainda encontrou dois importantes nomes da história do MPAM: a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura (ex-PGJ) e o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos (ex-procurador de Justiça).

011225 Posse TCE AM 2025 Marcus Phillipe TCE AM e2a6d


Texto: Ascom
Foto: Divulgação/TCE-AM