MPAM firma posicionamento em defesa das medidas determinadas pelas organizações de Saúde contra a proliferação do Covid-19

WhatsApp Image 2020-03-31 at 16.51.46 7d128

 

A Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Nascimento Albuquerque, participou nesta segunda-feira, 30/3, de reunião com o governador Wilson Lima, que estava acompanhado do vice-governador e chefe da Casa Civil, Carlos Almeida, e com representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, órgãos de controle e entidades do comércio e da indústria.
Durante a reunião, a PGJ reafirmou as posições defendidas pelo MP nas diversas ações, recomendações e outros procedimentos executados em todo o Amazonas. "O MPAM tem pautado sua atuação tomando por referência as orientações das autoridades da saúde e vigilância sanitária. Os técnicos da SUSAM e do IMT foram extremamente transparentes ao expor números e as deficiências do Sistema Único de Saúde, em nosso Estado, reafirmando os riscos dessa pandemia que atingiu o mundo, logo, não podemos ter outro posicionamento, senão aquele que nos impõe o isolamento horizontal. O momento requer resiliência e sabedoria, para que milhares de vidas possam ser poupadas. Nesse momento, apenas os serviços essenciais devem ser mantidos". disse a PGJ Leda Albuquerque.
No encontro, foram apresentados números atualizados da COVID-19 no Amazonas, que justificaram a decisão de prorrogar por mais 15 dias as medidas de isolamento social, inclusive nas atividades produtivas do estado.
Também participaram da reunião representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Associação Comercial do Amazonas (ACA); Associação de Empresários do Vieiralves; Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas; Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas; Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM); Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam); Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus; Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio); Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); e Rede das Imobiliárias de Manaus.
Segundo Leda Albquerque, com a apresentação dos dados da propagação do vírus, dos casos confirmados e dos municípios que já registraram pessoas infectadas, os ânimos, que poderiam apontar para uma discussão acalorada foram acalmados. Houve consenso quanto à importância de se manter as medidas já adotadas, apesar dos impactos na economia serem reconhecidos como consideráveis, porque não sobrepujam a prioridade maior. "Não que a flexibilização não vá se dar, mas defendemos que ela aconteça de acordo com as orientações do MS e da OMS", disse a PGJ Leda Mara.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM

Foto: Michel Melo/ SECOM