PGJ acompanha Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) com ações de prevenção ao COVID-19

leda mara nascimento 8a23c

Em reunião, por vídeoconferência, realizada nesta quarta-feira, 8/4, com o Procurador-Geral da República Augusto Aras, PGR e a Conselheira do CNPG e Coordenadora do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Pandemia de Covid-19 (GIAC), Sandra Krieger, a Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ) Leda Mara Nascimento Albuquerque alinhou ações que reafirmaram o trabalho do parquet amazonense no que tange a prevenção e combate ao COVID-19, no Estado do Amazonas.

Durante a reunião, foram destacados os encaminhamentos adotados pelo Gabinete Integrado de Acompanhamento da Pandemia COVID19, que vem centralizando as informações e decisões a merecerem a intervenção das autoridades federais.

“O Gabinete tem estabelecido um contato direto com os Ministérios envolvidos com o COVID-19, o que tem ajudado os Estados no atendimento das demandas encaminhadas”, declarou o Procurador Geral da República, Dr. Augusto Aras.

Segundo o PGR o momento é de incertezas, quanto ao número de pessoas a serem infectadas, mas o Estado Brasileiro tem trabalhado no sentido de minimizar os danos que essa Pandemia já provocou e ainda provocará.

Para a Procuradora-Geral de Justiça do Amazonas Leda Mara, o apoio interinstitucional dos MP’s em todo o país revela a verticalização das ações efetivas para o combate ao COVID-19.

“A reunião nos apontou a necessidade, ainda maior, de unirmos forças no sentido de vencermos os desafios que o COVID 19 tem provocado”, destacou a PGJ Leda Mara Albuquerque.

Segundo o PGR, o Brasil está recebendo 240 milhões de máscaras da China e uma carga expressiva de EPI’s, o que irá tranquilizar os ânimos, no que se refere a esses dois itens.

A coordenadoradora do GIAC, Conselheira Sandra Krieger, destacou a importância do trabalho do Gabinete Nacional e dos focalizadores e defendeu a conexão e sintonia dos Gabinetes estaduais com o GIAC, ao tempo em que se colocou à disposição para ajudar no trabalho dos Procuradores Gerais e os respectivos Gabinetes de Crise.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM / MPAM

Foto: Hirailton GOmes - Ascom / MPAM