MPAM reitera necessidade de concurso público para aumentar efetivo policial que atua no Estado

Logos MPAM 79 e956c

 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 60ª Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (60ª Proceap), realizou, na manhã desta quinta-feira, 01/07, inspeção ordinária em unidades das polícias Civil e Militar. Dentre as unidades inspecionadas estão a 2ª Companhia Interativa Comunitária (2ª Cicom), o 2º Distrito Integrado de Polícia (2ºDIP), a 24ª Cicom e a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decom).

As inspeções nas delegacias especializadas começaram no último dia 18/06, com o objetivo de conhecer as estruturas e identificar necessidades. Durante as visitas, além de realizar um levantamento das condições estruturais, o MPAM verifica o efetivo de funcionamento das unidades policiais e a adequação às demandas da sociedade quanto à prestação do serviço de Segurança Pública mais eficiente e o aprimoramento da atividade policial.

“A recomendação para o concurso foi expedida no ano de 2021, sinalizando um prazo de 30 dias para que os órgãos pudessem se manifestar a respeito do acatamento. Esperamos que a manifestação ocorra dentro desse prazo legal que coincide com o término das inspeções, visto que o último concurso foi realizado em 2009, 11 anos atrás”, afirmou a Promotora de Justiça Christiane Dolzany Araújo, que responde pela 60ª Proceap.

A Promotora de Justiça reforçou ainda que, no Amazonas, a quantidade de efetivo nas delegacias para atendimento das demandas da sociedade apresenta insuficiência, o que levou o Ministério Público a expedir recomendação à Secretaria de Segurança Pública pela realização do concurso público.