Representantes do MPAM conhecem inovações tecnológicas em visita ao MP do Maranhão

Publicado: Sexta, 16 Mai 2025 14:50

RepresentantesDoMPAMConhecemInnovacoesTecnologicasEmVisitaAoMPDoMaranhao 4b9f8

Durante o encontro, os representantes dos órgãos reafirmaram a disposição em colaborar e firmar parcerias que beneficiem a sociedade

Representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM) visitaram a sede do MP do Maranhão para conhecer a experiência local de implantação e execução do Sistema Integrado do Ministério Público (Simp) e do sistema Athenas.

A ferramenta tecnológica Simp, implantada no Ministério Público do Maranhão em 2014, permite o cadastro e a tramitação de processos judiciais e extrajudiciais. Já o Sistema Athenas, já em uso no MPAM, possui módulos integrados que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, ponto eletrônico e outras áreas importantes para a instituição. .

Na ocasião, o diretor-geral do MPAM, Marlon Bernardo, agradeceu a receptividade e destacou o investimento em tecnologia e a estratégia adotada pelo MP do Maranhão. “Temos admiração pelo trabalho desenvolvido por vocês e, em nome da PGJ do Amazonas, Leda Albuquerque, temos o objetivo de posicionar o MPAM no mesmo caminho de aperfeiçoamento tecnológico, com soluções eficazes e de iniciativa do próprio Ministério Público brasileiro”, destacou.

RepresentantesDoMPAMConhecemInnovacoesTecnologicasEmVisitaAoMPDoMaranhaointerna 6ff39

Também durante o encontro, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPMA, Orfileno Bezerra Neto, afirmou que a instituição está à disposição para colaborar e firmar parcerias que beneficiem a sociedade e impulsionem a gestão administrativa de outras unidades do MP brasileiro. “Somos instituições parceiras, e que essa visita seja de integração e troca de experiências. Estamos prontos para colaborar no que for necessário”, completou.

No mesmo sentido, o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPAM, Eudo Assis Júnior, reiterou que uma das grandes vantagens do trabalho em rede, no âmbito do Ministério Público brasileiro, é a possibilidade de troca de experiências e de evolução institucional conjunta. “Compartilhar recursos e experiências é essencial para avançarmos coletivamente”, afirmou.

No final do mês de abril, o Ministério Público do Amazonas firmou Acordo de Cooperação Técnica com o MP do Tocantins para cessão e uso do Sistema Athenas, que já foi compartilhado também com os MPs do Acre, Piauí, Mato Grosso, Roraima, Rondônia e Maranhão, cuja implantação está em andamento.


Texto: ASCOM
Foto: Divulgação/MPAM