Em Brasília, Ministério Público do Amazonas participa do 1º Congresso de Direito Militar e Humanitário

Publicado: Sexta, 16 Mai 2025 16:39

EmBrasiliaMinisterioPublicoDoAmazonasParticipaDo1oCongressoDeDireitoMilitarEHumanitario 227e8

Procuradora-Geral de Justiça atuou como moderadora de painel sobre mulheres em conflitos armados

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), representado pela procuradora-geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albuquerque, participou do 1º Congresso de Direito Militar e Humanitário, realizado na sede do Ministério Público Militar, em Brasília/DF, na manhã desta sexta-feira (16). A procuradora-geral atuou como moderadora do Painel 4, intitulado “Mulheres em Conflitos Armados”.

O debate reuniu especialistas para discutir o papel das mulheres em cenários de guerra e violência armada, com foco em temas como proteção humanitária, Justiça e igualdade de gênero.

A mesa do Painel 4 contou com a participação da integrante do Ministério Público Militar Helena Mercês Claret da Mota, como expositora, e da procuradora de Justiça Militar Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, como debatedora, além da procuradora Leda Mara, que conduziu os debates.

EmBrasiliaMinisterioPublicoDoAmazonasParticipaDo1oCongressoDeDireitoMilitarEHumanitariointerna ad845

O 1º Congresso de Direito Militar e Humanitário foi realizado nos dias 15 e 16 de maio, sendo promovido pelo Ministério Público Militar (MPM), pelo Instituto Brasileiro de Direito Militar e Humanitário (IBDMH) e pela Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM). O evento reuniu integrantes do Ministério Público, do Judiciário, da Defensoria Pública, das Forças Armadas e de outros órgãos de segurança pública.

Ao longo dos dois dias de programação, o congresso ofereceu palestras e painéis dedicados aos desafios contemporâneos do Direito Militar e Humanitário, incentivando a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias institucionais.

Reunião – Além de sua participação no congresso, a procuradora-geral integrou, ontem, a 89ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), colegiado do qual é conselheira titular desde sua posse, realizada em 10 de dezembro de 2024, também em Brasília. No CNDH, a procuradora-geral representa o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).


Texto: Sofia Lourenço
Foto: Secom/MPM