Evento integra campanha de conscientização sobre os impactos da exploração do trabalho infantil e reforça ações articuladas em defesa da infância
Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ), participou do “Dia D de Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, promovido pela Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), na última quinta-feira (12/06). A atividade ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico da capital.
A ação integra a campanha “O trocado que custa uma infância” e reuniu representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e de outros órgãos públicos, bem como da sociedade civil. O evento contou ainda com apresentações culturais de crianças acolhidas pela rede de proteção.
Representando o MP, o CAO-IJ reforçou seu compromisso com o enfrentamento às diversas formas de violação de direitos que atingem crianças e adolescentes em situação de trabalho precoce, destacando a importância da atuação em rede para a efetividade das políticas públicas de prevenção e proteção.
“A atuação conjunta e permanente das instituições é essencial para transformar a realidade de muitas crianças que ainda são exploradas economicamente. O trabalho infantil não é um problema isolado: ele reflete desigualdades profundas e exige respostas integradas. Estar presente nesse evento é afirmar nosso papel institucional na defesa da infância e da juventude”, declarou a promotora de Justiça Romina Carmen Brito Carvalho, coordenadora do CAO-IJ.
“O trocado que custa uma infância”
Com foco na conscientização da população, a campanha alerta para os riscos da doação direta de dinheiro a crianças nas ruas — prática que, apesar de bem-intencionada, perpetua o ciclo de exploração e vulnerabilidade. Muitas dessas crianças enfrentam situações de violência, evasão escolar e desnutrição.
A campanha será realizada até dezembro e prevê uma série de ações em espaços públicos e nas redes sociais, com ênfase em períodos críticos, como as festas de fim de ano e datas comerciais. A programação inclui capacitações com comerciantes, atividades educativas em escolas, oficinas e ações como o “Semáforo da Reflexão”, promovidas em pontos estratégicos da cidade.
Texto: Ascom
Foto: Divulgação/MPAM