A ação, parte do projeto “MP + Seguro”, contou com a participação do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte)
Em continuidade à instrução “Localização e Identificação de Artefatos Explosivos”, voltada ao público interno, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, na manhã desta sexta-feira (15/08), a segunda parte do treinamento, que consistiu em uma atividade prática simulada de busca e localização de artefatos explosivos. A ação ocorreu das 9h às 11h, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
A iniciativa, promovida pela Assessoria de Segurança Institucional (Assinst), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), integra o Programa “MP + Seguro”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O objetivo é capacitar o público para identificar e localizar bombas e artefatos explosivos, visando reforçar a segurança institucional e preparar o público para eventuais ocorrências, além de fornecer os conhecimentos necessários de segurança a serem adotados.
Com a presença do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), o evento teve como público-alvo membros, servidores, terceirizados e estagiários, além de policiais da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM).
As instruções abrangeram os métodos de busca utilizados em diferentes tipos de ambientes, técnicas e instrumentos para identificação, protocolos de segurança em caso de presença de objetos não identificados e as etapas necessárias em buscas veiculares.
O comandante do Marte, Laio Pontes, ressaltou a importância do método de delimitação de área durante as buscas por artefatos explosivos. “Eu não posso realizar uma busca sem fazer uma divisão imaginária, porque vou começar de forma bagunçada, desarrumada. Além disso, não terei certeza de que varri todo o ambiente”, comentou.
Prática
Para a atividade de simulação, o público foi dividido em seis grupos, com seis componentes cada. Com cada grupo acompanhado por um membro do Marte, os participantes realizaram exercícios de busca e identificação de artefatos explosivos, tanto na parte interna do auditório quanto na parte externa, inspecionando veículos.
Na simulação, realizada em ambiente fechado, os participantes tinham que agir como se estivessem acompanhando uma importante autoridade durante um evento, devendo inspecionar todas as áreas comuns para garantir a segurança.
Retorno positivo
Para a servidora do MP, Ana Clara Cavalcante, o momento foi de grande aprendizado. “Acho que o objetivo do treinamento está sendo muito bem assimilado, que é aprendermos a identificar situações de perigo e evitar causar pânico desnecessário”, avaliou.
A primeira parte da instrução ocorreu no último dia 8 de agosto, no auditório Gebes de Melo Medeiros. Na ocasião, o Marte apresentou aos presentes os principais tipos de artefatos explosivos, explicando suas diferenças e como identificá-los corretamente.
Texto e foto: Graziela Silva