Alunos do 9º ano participaram da experiência, que aliou teoria, prática e observação de sementes e mudas
Na manhã desta sexta-feira (12/09), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu uma visita ecológica com os alunos do 9° ano do Colégio da Polícia Militar VIII (CMPM) Coronel Pedro Câmara ao Viveiro Florestal, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A atividade ocorreu no âmbito do projeto Sementes do Futuro, da 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (Prodemaph).
A iniciativa tem como intuito levar educação ambiental e conscientização ecológica aos alunos de escolas públicas, tornando-os semeadores da importância da conservação da natureza. A atividade aliou teoria, prática e observação das espécies de plantas presentes no Viveiro Florestal.
Guiados pela professora do curso de Engenharia Florestal e coordenadora do projeto “Plantando Bem-Estar”, Narrúbia Oliveira, os estudantes receberam uma aula sobre mudas, técnicas de plantação e manejo, tipos de sementes, semeadura por semente, enxertia — que une duas plantas numa mesma muda — e estaquia — em que se planta pedaços de caule, raízes ou galhos em área de sombra para criar uma muda igual à planta original.
“Nós ensinamos hoje os três métodos para produção de mudas. Na prática, eles executaram duas metodologias: a produção de mudas por sementes e por estaquia. O nosso projeto envolve plantar para preservar, plantar para o bem-estar, no intuito de repassar para eles a mensagem que quando você planta uma árvore, no mínimo, você vai cultivar a sombra dela”, afirmou a docente da Ufam.
Os alunos participaram de várias dinâmicas práticas. Durante a aula teórica, ouviram a música "Matança", do cantor Xangai, com o objetivo de reconhecer e escrever os nomes das árvores cantadas na letra, em uma competição valendo brindes. Todos os estudantes também realizaram plantações de mudas e pedaços de galhos e folhas.
Importância da experiência
A coordenadora do projeto, promotora Lilian Stone, ressaltou a importância da experiência para provocar nos alunos, a partir da prática, a consciência de que a natureza é uma questão de todos. “Segundo o art. 225 da Constituição, todos temos direito a um meio ambiente saudável e equilibrado e, como direito difuso, todos nós temos a responsabilidade de cuidar do meio ambiente para hoje e para as gerações futuras. Os alunos que estão aqui, além do aprendizado prático, receberam uma apostila para entender o que significa suas participações no projeto de tão grande importância para a coletividade, pois eles são as sementes para que possamos seguir adiante, deixando o que usufruímos hoje preservado para o amanhã”, ressaltou.
Os estudantes do CMPM receberam a cartilha educativa “Sementes do Futuro”, que ensina de forma lúdica o dever da preservação ambiental, além de conter sementes de plantas. “Eu achei a experiência maravilhosa. Aprendemos sobre tipos de plantas, tipos de árvores, diferentes tipos de cultivo, como a semeadura e a estaquia. Também foi incrível poder plantar mudas”, comentou a aluna do 9º ano, Mariana Sofia Bindá, que participou da visita guiada.
Texto e foto: Vanessa Adna