Suspensão do atendimento presencial não afeta atendimento à população. Demandas da população já superam as do 1º trimestre de 2019

MP NO CELULAR21 fb6e0

As manifestações públicas enviadas à Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas, no primeiro trimestre de 2020, superaram os números registrados, no mesmo período do ano passado. Em 2019, de janeiro a março, a Ouvidoria recebeu 587 manifestações contra 700 nos três primeiros meses deste ano. E, só nos últimos 11 dias, depois que o atendimento passou a ser feito exclusivamente pelo Denúncia Online (denuncia.mpam.mp.br) e Disque Denúncia (0800 092 0500), o Centro de Atendimento ao Público (CAP) recebeu 107 demandas não-presenciais, das quais, a maioria (35,5%) se relaciona ao descumprimento das recomendações médico-sanitárias que visam prevenir a Covid-2019, doença cuja disseminação pandêmica motivou a adoção do trabalho remoto e a suspensão do atendimento presencial

Das demandas recebidas pela Ouvidoria-Geral do MPAM, no período de 16 a 27/03, 53 são da área da Saúde e, destas, 38 apontam a inobservância das recomendações emitidas pelo Governo e outras autoridades quanto à prevenção do contágio por coronavírus, como a ocorrência de aglomeração de pessoas e a falta de equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas, álcool gel etc.) por profissionais da área da saúde.

Além desse tipo de demanda, outra área que também aparece com um bom volume de manifestações é a de Proteção ao Patrimônio Público, com 17 denúncias de improbidade administrativa, seguida da Educação, que teve o registro de 10 demandas.

Na área do Consumidor, foram registradas 4 demandas, mesmo número das que não se encaixam em áreas específicas de atuação do órgão ministerial e, por isso, são identificadas como Outras. Em seguida, vêm as denúncias relativas à área Criminal e Infância e Juventude, ambas com 3 demandas. As áreas de Idosos, Meio Ambiente e Violência Doméstica receberam apenas duas manifestações cada. Execução Penal e Concurso Público receberam apenas uma manifestação.

Texto: Milene Miranda - ASCOM MPAM

Revisão: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Imagens: edição gráfica

 

WhatsApp Image 2020-03-27 at 12.18.26 77729