MP-AM elege membros do CSMP e Corregedora-Geral

DSC 0584

 

A Corregedora-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, foi eleita para conduzir a Corregedoria-Geral do MP-AM (CGMP) no biênio 2019-2021. Única inscrita para a eleição ao cargo, Jussara Pordeus recebeu 11 votos. A eleição aconteceu no dia 06 de fevereiro, entre 8 e 16 horas, na sede do MP-AM.


"Queremos, nesses próximos dois anos, evoluir mais ainda nesse trabalho que a gente vem desenvolvendo. Já estabelecemos e criamos vários mecanismos novos, mas que temos caminhar ainda mais no sentido de aperfeiçoar os sistemas de controle. Por exemplo, em conjunto com a Procuradoria-Geral estamos fazendo todos os esforços para a implantação do MP virtual no interior, porque só com a implementação do MP Virtual poderemos, por exemplo, fazer inspeções virtuais, com uma grande economia para a instituição", disse a Procuradora.


Entre as metas para o biênio, a Corregedora-Geral apontou o esforço pela resolutividade, a modernização, a ampliação do quadro de servidores e a criação do cargo de Subcorregedor-Geral.
"A falta de um Subcorregedor-Geral dificulta que o Corregedor possa tirar férias, pois não há um substituto. Precisamos da função de Subcorregedor com sua equipe pra atuar na parte disciplinar, para que os Corregedores Auxiliares possam atuar nas correições e no acompanhamento de estágio probatório. Hoje temos 15 Promotores em estágio probatório e não é fácil", disse.

 

DSC 0591

 

Eleições para o CSMP

No mesmo dia, foram eleitos cinco membros do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), sendo duas vagas para representantes do Colégio de Procuradores e três vagas para representantes da classe. Pelo Colégio, o Procurador Públio Caio recebeu sete votos, seguido pelo Procurador Carlos Coelho, com seis votos, a Procuradora Karla Fregapani, com quatro votos, Silvia Abdala Tuma, com quatro votos, Liani Mônica Rodrigues, com três votos e Antonina do Couto Valle, com dois votos . Pela Classe, Silvia Tuma teve 55 votos, Karla Fregapani recebeu 52 votos, Carlos Coelho, que teve 45 votos, Públio Caio, com 33 votos, Liani Mônica Rodrigues, com 33 votos e Antonina do Couto Valle, com 32 votos. 

O CSMP é o órgão de deliberação da Administração Superior, presidido pelo Procurador-Geral de Justiça, integrado pelo Corregedor-Geral de Justiça e por cinco Procuradores de Justiça eleitos, por voto universal e secreto, pelos membros do quadro ativo do Ministério Público, sendo três representantes da Classe e dois do Colégio de Procuradores, para cumprir mandato de dois anos. Os trabalhos são secretariados por um dos membros que o compõe.


Últimas Notícias
NOTA PÚBLICA acerca dos recentes fatos envolvendo o Inquérito n. 4.781-STF. Do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG)

Notícias
NOTA PÚBLICA acerca dos recentes fatos envolvendo o Inquérito n. 4.781-STF. Do Conselho Nacional de...
MPAM participa de mutirão para agilizar processos criminais em Tabatinga

Notícias
O Ministério Público do Amazonas e o Poder Judiciário Estadual, em Tabatinga (AM) iniciaram, nesta semana, um...
MPAM vai investigar policial civil que atuava como delegado em Eirunepé por suspeita de vários crimes

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Procedimento Investigatório Criminal, na última segunda-feira, 15...
Nota de Pesar e Solidariedade

Notícias
A Procuradoria-Geral de Justiça informa, com pesar, o falecimento do Sr. Alberto Rodrigues do Nascimento, pai do...