MP/AM e MP Eleitoral debatem sobre corrupção nas eleições

 Antes do início da sessão, PGJ e Corregedor manifestaram solidariedade à Promotora de Humaitá

 

O Ministério Público do Estado (MP/AM) e a Ministério Público Eleitoral do Amazonas estão unindo forças para combater a corrupção eleitoral às vésperas das eleições 2010. E para alcançar a meta com eficiência, na última segunda-feira, 30, promotores dos dois órgãos se reuniram, na sede do MP, para debater sobre a questão.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça Pedro Bezerra aproveitou o momento para se solidarizar com a Promotora de Humaitá, Dra. Simone Martins, que nos últimos dias foi alvo de ataques e ofensas.

“Na última sessão extraordinária do Conselho Superior, nós discutimos sobre as ofensas que a colega de Humaitá sofreu, e, imediatamente, redigimos e publicamos uma nota de desagravo, porque  qualquer membro do MP precisa estar certo de que será defendido sempre que precisar”, afirmou Bezerra.

Em seguida, o PGJ leu a nota, que foi publicada em todos os jornais, para que todos os presentes tivessem conhecimento, e finalizou seu discurso reiterando que qualquer situação de desconforto deve ser comunicado imediatamente.

“Qualquer situação que aconteça com vocês, se reportem imediatamente ao Procurador-Geral, ou ao Corregedor, para que nós possamos tomar as medidas adequadas. E hoje a nossa mensagem é de esperança para que cada vez o MP avance nessas questões”, completou

Quem também se manifestou foi o Corregedor-Geral do MP, Dr. Nicolau Libório. Segundo ele, quando um colega é alvo de ataques, o Ministério Público também é atingido. “Por isso, precisamos nos manter sempre unidos para que nossa instituição receba o respeito que ela merece”, ressaltou o Corregedor.

Nicolau reforçou ainda que sair em defesa de seus membros é a postura à qual, tanto o MP, quanto a Corregedoria, aderem para assegurar que cada um possa realizar seu trabalho com contundência. “Estamos em uma época difícil, onde cada um quer defender seus próprios interesses. Mas a luta do MP é em defesa dos interesses da sociedade”, enfatizou.

Na semana passada, Martins denunciou crime eleitoral na cidade, onde havia um esquema de distribuição de gasolina para eleitores, antes da carreata do Candidato ao Governo, Alfredo Nascimento.

 

Sobre a reunião

 

Mediada pelo Procurador Eleitoral Edmílson Barreiros, a reunião teve como proposta conversar com os promotores eleitorais da capital e do interior, a fim de trocar ideias e experiências para facilitar a execução das ações nesses municípios.

“As reuniões já ocorrem há bastante tempo e trocar ideias e experiências entre a capital e o interior facilita o planejamento e a execução das nossas ações de fiscalização. Esse contato é importante  para que o Ministério Público atue de forma organizada e uniforme”, destacou o Procurador.

Durante a reunião, os Promotores puderam falar de suas dificuldades e ainda sugerir outras ações para garantir uma eleição mais limpa, como foi o caso da Promotora de Parintins, Dr. Christianne Corrêa.

De acordo com a Promotora, em Parintins, o trabalhando está sendo realizado de forma intensa nas escolas, onde são realizadas palestras e, durantes os intervalos, são apresentados os vídeos e spots da campanha “Voto Consciente” para os estudantes. “Nas salas de aula, temos muitos alunos que vão votar pela primeira vez, então, é muito importante fazer esse trabalho de conscientização desde o início”, afirmou.

A reunião do Eleitorado também serviu para lançar a campanha “O dia D contra a corrupção”. O evento será realizado no dia 03/09, sexta-feira, no Terminal da Cidade Nova (T3), zona norte de Manaus. Nesse local, os Promotores da capital vão fazer um 'acampamento' para atender a população, tirar dúvidas, e até mesmo receber denúncias. “Os Promotores estarão nas ruas fazendo panfletagem durante toda a manhã. Nosso objetivo é que as pessoas reflitam mais sobre a questão e tenham sua liberdade de voto garantida”, finalizou Barreiros.

 

 

Últimas Notícias
Itacoatiara também tem carreata contra o isolamento social proibida pela Justiça com Ação do MPAM

Notícias
A pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pelas promotorias de Justiça de Itacoatiara, a...
Justiça acata pedido do MPAM e proíbe carreata contra o isolamento em Manaus e em todo o AM

Notícias
*Justiça acata pedido do MPAM e proíbe carreata contra o isolamento social em Manaus* A Justiça estadual acatou, no...
Coronavírus: Nova Olinda também entra em toque de recolher por recomendação do MPAM

Notícias
Como ocorreu em Parintins, o município de Nova Olinda do Norte também teve decretado o toque de recolher pela...
Alertas, flagrantes, fiscalização ao Poder Público: a atuação do MPAM no interior do Estado no combate ao coronavírus

Notícias
Desde que a crise da pandemia do novo coronavírus se agravou, no Amazonas, o Ministério Público (MPAM) vem agindo em...