Visão Estratégica do MP-AM entra em fase de conclusão com participação ativa de Membros e servidores

selecionada hoje

 

Com a apresentação de 237 propostas de medidas, terminou nesta quarta-feira, 19 de abril de 2017, o Workshop Geração de Cenários Prospectivos. O evento faz parte do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Amazonas, que deve concluir sua terceira etapa – Visão Estratégica – na próxima semana. Quase 40 Membros e 15 servidores participaram do evento. As medidas visam preparar o MP-AM para o cenário base 2027, apontado na Pesquisa Delphi, por um grupo de mais de sete mil especialistas consultados.

Segundo o consultor da Brainstorming Assessoria de Planejamento e Informática, Fernando Leme, o volume de medidas apresentadas demonstra o nível de engajamento dos participantes no evento. As medidas propostas são de caráter pré-ativo, vinculadas à perspectiva de concretização da Visão de Futuro, estabelecida por meio da Pesquisa Delphi. E devem, depois de analisadas e consolidadas, capacitar o MP-AM para lidar com os possíveis impactos do futuro, compreendido nos próximos dez anos. “A participação foi muito boa, com nível de debate também bastante elevado, o que respalda o trabalho de planejamento que estamos desenvolvendo aqui no MP do Amazonas”, avaliou Leme.

O evento serviu, também, para capacitar Membros e servidores para a aplicação dos impactos cruzados e análise das relações e influências (matriz de motricidade e dependência) que os eventos pesquisados exercem entre si. Essa transferência de expertise é necessária para a execução do Planejamento Estratégico e visa garantir o melhor uso do sistema de softwares disponibilizados pela Brainstorming. Conforme estabelecido em contrato do MP-AM com a empresa, o sistema poderá ser utilizado por dois anos, contados da apresentação do Plano Estratégico MP-AM 2017-2027.

Em ritmo acelerado, o planejamento segue, com a consolidação das medidas pré-ativas, nos dois dias que antecedem o próximo workshop, marcado para a próxima semana. Nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2017, será realizado o 8º workshop – Teoria dos Jogos Aplicada a Cenários Prospectivos. Nesta reunião de trabalho, será realizada a análise de influência e interesse dos atores externos ao MP-AM com relação aos cenários. Por meio de simulações, os participantes vão avaliar e  identificar as melhores linhas de ação do órgão ministerial e, ainda, sugerir medidas para alterar em favor do órgão ministerial as probabilidades de ocorrência de eventos que estejam sob sua influência.